Ícone do site Criptonizando

Agência indiana congela bitcoin na Binance

A agência indiana

A agência indiana ED (Diretoria de Execução) comunicou nesta quarta-feira (28) sobre o congelamento de 77,62710139 bitcoins (BTC). A apreensão ocorreu sob a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PMLA) do país.

A Diretoria de Execução (ED) é a agência de aplicação da lei e inteligência econômica do governo indiano. Em suma, o congelamento faz parte da investigação do órgão sobre um aplicativo de jogos para celular chamado E-nuggets.

A agência indiana e a apreensão dos BTCs

De acordo com o anúncio, a criptomoeda saiu da Wazirx, uma popular exchange indiana, para a Binance. O ED também twittou um resumo de sua ação.

“A ED congelou criptomoedas equivalentes a 47.64 Lakhs sob PMLA, 2002, em relação a uma investigação que está sendo conduzida contra um Aamir Khan e outros relacionados ao aplicativo de jogos móveis, ou seja, E-nuggets. A apreensão total agora é de Rs. 31,35 Crore neste caso.”

Nesse sentido, a agência de aplicação da lei indiana explicou que:

“Aamir Khan, S/o Nesar Ahmed Khan lançou um aplicativo de jogos para celular chamado E-Nuggets, que foi projetado com o objetivo de fraudar [o] público.”

E acrescenta:

“Depois de coletar uma quantia considerável de dinheiro do público, uma retirada repentina do referido aplicativo foi interrompida por um pretexto ou outro. Depois disso, todos os dados, incluindo informações de perfil, foram apagados dos referidos servidores de aplicativos.”

Contudo, o ED explicou que suas investigações revelaram que Aamir transferiu parte dos fundos obtidos ilegalmente para o exterior por meio da exchange indiana Wazirx.

Ademais, Khan supostamente abriu uma conta fictícia em nome de “Sima Naskar (Proprietária da M/s Pixal Design)” com Wazirx e a usou para comprar criptomoedas, o ED descreveu ainda, elaborando:

“Posteriormente, as referidas criptomoedas passaram para outra conta em outra exchange de criptomoedas, a Binance.”

Wazirx e a Binance

Em síntese, acredita-se que a Binance tenha adquirido a Wazirx em 2019. No entanto, o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), disse recentemente que a aquisição “nunca foi concluída.”

“A Binance nunca, em nenhum momento, possuía ações da Zanmai Labs, a entidade operando Wazirx.”

O ED congelou os ativos bancários do Wazirx no valor de mais de US$ 8 milhões em agosto. No entanto, no início deste mês, Wazirx disse que suas contas bancárias foram liberadas.

Após o Wazirx, o ED congelou ativos de criptomoedas e bancos no valor de US$ 46 milhões da Vauld, uma plataforma de criptomoedas apoiada por Peter Thiel.

Em agosto, a agência pesquisou a exchange de criptomoedas Coinswitch Kuber. No entanto, o CEO da bolsa disse que não estava relacionado a investigações de lavagem de dinheiro.

LEIA MAIS: Métrica de mercado aponta para alta do Bitcoin (BTC) em Outubro

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile