Ícone do site Criptonizando

Ainda é muito cedo para ETFs de criptomoedas, afirma Vitalik Buterin

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, recentemente opinou sobre a regulamentação das criptomoedas, observando que está feliz que os reguladores continuem a rejeitar aplicações de fundos negociados em bolsa (ETFs).  

Em um longo e controverso tópico no Twitter em 30 de outubro, Buterin enfatizou que a indústria de criptomoedas ainda está em seus estágios iniciais para adoção institucional.

O desenvolvedor de software acredita que o espaço cripto precisa de tempo para atingir certo crescimento com um modelo regulatório completo que possa efetivamente eliminar os maus atores de explorar o ecossistema antes de adotar os ETFs. 

“Outra opinião minha, talvez controversa, é que não acho que deveríamos estar buscando entusiasticamente um grande capital institucional a toda velocidade. 

Na verdade, estou meio feliz que muitos ETFs estão atrasados. O ecossistema precisa de tempo para amadurecer antes de recebermos ainda mais atenção.”

Lembre-se de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) negou vários pedidos de ETF à vista de Bitcoin no passado, incluindo um arquivado pelo principal gestor de criptoativos, a Grayscale Investments.  

Buterin também compartilhou seus pensamentos sobre as regulamentações relacionadas ao setor de finanças descentralizadas (DeFi), observando que a ideia de implementar regras de Know-Your-Customers (KYC) em projetos DeFi não impedirá que hackers explorem esses protocolos.  

Ele apontou ainda que as regras se aplicariam apenas ao front-end das plataformas, enquanto os hackers escrevem códigos para interagir com contratos inteligentes por meio do back-end.

O cofundador do Ethereum também mencionou que os regulamentos no front-end poderiam funcionar se focados em limites de alavancagem, exigindo transparência sobre auditorias e uso controlado por testes baseados em conhecimento, em vez de impor regras mínimas de patrimônio líquido.  

Buterin destacou os dois principais objetivos das políticas regulatórias: proteção do consumidor e impossibilitar que atores mal-intencionados movam fundos pelo ecossistema.

Ele observou ainda que os problemas em torno do segundo objetivo não estão concentrados no ecossistema DeFi.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: CEO da Binance explica investimento de US$ 500 milhões no Twitter

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile