Alemanha coloca criptomoedas e blockchain como pilares para crescimento econômico

O novo governo da Alemanha apresentou um acordo de coalizão que – pela primeira vez – menciona criptomoedas e tecnologia blockchain entre os pilares que apoiarão o desenvolvimento do país nos próximos quatro anos.

O chamado governo de coalizão de “semáforo” consiste nos social-democratas de centro-esquerda (SPD), no Partido Verde e nos Democratas Livres (FDP). Em seu roteiro, a coalizão, que se descreve como uma “Aliança pela Liberdade, Justiça e Sustentabilidade”, afirmou que pretende modernizar e revitalizar o país.

Algumas políticas no acordo incluem a eliminação gradual do uso de carvão até 2030, compromisso com 80% de energia renovável, e o aumento no salário mínimo para € 12, bem como a legalização da venda regulamentada de cannabis.

“Precisamos de uma nova dinâmica em relação às oportunidades e riscos de novas inovações financeiras, cripto-ativos e modelos de negócios”, diz o documento de 177 páginas. 

“Defendemos a igualdade de condições com condições de concorrência iguais na [União Europeia], entre modelos de negócios tradicionais e inovadores e em relação a grandes empresas digitais.”

Um parágrafo notável no acordo, conforme apontado por Frank Schäffler, inclui a disposição para permitir a emissão de ações tokenizadas.

“Os serviços financeiros digitais devem funcionar perfeitamente, portanto, vamos criar o arcabouço legal e a possibilidade de expandir a emissão de títulos eletrônicos para incluir ações”, diz o documento.

No início deste ano, a Alemanha adotou uma nova legislação que permitiu aos gestores de fundos de investimento institucionais – também conhecidos em alemão como Spezialfonds – alocar até 20% de seus fundos para criptomoedas.

“O acordo de coalizão é claro: depois de permitir os fundos tokenizados, o próximo passo são ações tokenizadas. Isso é empolgante e vai acelerar a adoção do blockchain tremendamente”, disse Sven Hildebrandt, CEO da Distributed Ledger Consulting (DLC) com sede em Hamburgo, à Decrypt.

O novo governo de coalizão também concordou que a Alemanha deveria se tornar um dos principais locais na Europa para as plataformas FinTech e InsurTech. Além disso, o novo governo disse que pretende “apoiar de forma construtiva o processo de introdução de um euro digital como um suplemento ao dinheiro, que é acessível a todos como moeda com curso legal na Europa e pode ser usado em geral”.

Qualquer nova abordagem para o espaço de ativos digitais na Alemanha provavelmente estará alinhada com as políticas gerais da União Europeia.

Leia mais: Bilionário dono do Grupo Salinas recomenda compra de bitcoin contra inflação

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

PSG e Matchain Lançam Estúdio de Inovação Conjunto: Pioneirismo em Web3 no Esporte
icon dezembro 19, 2024

PSG e Matchain lançam estúdio de inovação: pioneirismo em Web3 no esporte

Escrito por Ebo Victor
Bitwise Lança ETP de Staking de Solana na Europa Enquanto Aprovação nos EUA Permanece Pendente
icon dezembro 18, 2024

Bitwise lança ETP de staking de Solana na Europa

Escrito por Ebo Victor
Zona Sul inova e adota criptomoedas como forma de pagamento
icon dezembro 18, 2024

Zona Sul inova e adota criptomoedas como forma de pagamento

Escrito por Thiago Barboza