Alemanha declara Bitcoin e criptomoedas como instrumentos financeiros

A Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) da Alemanha esclareceu o status legal do Bitcoin e outras criptomoedas no país, definindo-as como instrumentos financeiros.

A medida trás maior clareza para o setor no país e define seu posicionamento para outras nações, além de ressaltar que os criptoativos não devem ser confundidos com vários tipos de “dinheiro eletrônico”, que contam com outras seções da lei dedicadas a eles.

De acordo com o comunicado de imprensa publicado na segunda-feira (02), as criptomoedas agora são classificadas na Alemanha como “representações digitais de valor”, com as seguintes características:

– Não são emitidas ou garantidas por nenhum banco central ou órgão público;

– Não têm status legal de moeda ou dinheiro;

– Podem ser usadas por pessoas físicas ou jurídicas como meio de troca ou pagamento;

– Servir para fins de investimento;

– Podem ser transferidas, armazenadas e negociadas eletronicamente.

O órgão financeiro informou que a nova classificação foi baseada em definições escritas por outros reguladores em todo o mundo, como Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF, na sigla em inglês).

Também ressaltou que antes disso, as criptomoedas não se enquadravam em nenhuma das categorias pré-existentes reconhecidas na Alemanha.

A partir de agora, os custodiantes de criptomoedas precisarão de uma licença adequada para oferecer seus serviços legalmente no país.

Aqueles que estão trabalhando atualmente sem o documento, podem se inscrever para obter sua licença até o final de novembro de 2020.

Na Alemanha, até os bancos tradicionais estão interessados em criptomoedas, e pelo menos 40 deles se inscreveram para receber a licença para operar com custódia dos criptoativos.

As mudanças acontecem em decorrência da Quinta Diretiva Anti-Branqueamento de Capitais (5AMLD), que começou a operar em 10 de janeiro deste ano, com o objetivo de se alinhar às tendências e tecnologias modernas e fortalecer as regras atuais em matéria de transparência e cooperação entre as autoridades de supervisão financeira.

A diretiva é parte da luta contra o financiamento do terrorismo e visa aumentar a transparêcia nas transações financeiras.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 15, 2025

Criptomoeda Degen lidera renascimento da Base Chain

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 12, 2025

Baleias XRP movem 4 milhões de tokens – o que vem a seguir?

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon maio 19, 2025

Ethereum hoje: ETH pronto para a virada? Sinais indicam reversão contra Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza