Bitcoin é o principal ativo digital do mercado blockchain. Embora diversas moedas tenham surgido com o intuito de substituir o criptoativo primário, nenhuma teve sucesso. Afinal, o bitcoin leva consigo a marca de moeda digital mais segura e que ninguém pode parar.
Todavia, Eswar Prasad, professor de política comercial internacional da Universidade Cornell, não pensa assim.
De acordo com Prasad, o bitcoin pode desaparecer em breve. O professor apontou em uma entrevista que concedeu à CNBC que o principal ativo digital é ineficiente. Além disso, o BTC não é capaz de ser uma forma de pagamento, pois é um ativo lento, segundo o economista.
Esses fatores foram a razão da queda atual do ativo digital, segundo Prasad.
Mas qual a razão de o bitcoin ser ineficiente?
O BTC funciona como o dinheiro que utilizamos no dia a dia. Sua diferença é ser descentralizado e com transações públicas. Para que essas características ocorram, o criptoativo utiliza uma blockchain, cadeia de blocos.
A blockchain do bitcoin armazena todos os dados de transações do ativo digital. Quanto mais dados estiverem nessa cadeia de blocos, mais longa ela ficará. Quanto mais o seu tamanho aumenta, mais lenta e cara a rede do BTC fica.
Como o bitcoin é o principal ativo digital, é natural que mais e mais transações sejam realizadas em sua blockchain. Sendo assim, o tempo só vai fazer com que a lentidão impere no ativo digital, caso não haja uma atualização em sua rede.
É justamente esse cenário que faz Prasad pensar que não há futuro para o BTC.
Bitcoin pode destruir o meio ambiente
O economista também apontou sua preocupação com a “destruição ambiental” do criptoativo. Para Prasad as moedas digitais que irão sobreviver são as que possuem uma economia verde. Sua maior aposta está nas moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs).
De acordo com o professor, os CBDCs podem ser bons para fornecer uma opção de pagamento adicional, de baixo custo e que todos têm acesso. Isso aumentará a inclusão e a estabilidade financeira dos indivíduos.
Será que o bitcoin vai mesmo sumir?
Essa pergunta somente o tempo irá responder. Mas é importante apontar que, no momento da escrita do artigo, o BTC é o único ativo digital de primeira geração que permanece no top 10.
Isso mostra que, mesmo o mercado mudando de preferência para setores DeFi e NFT, o bitcoin continua sendo a estrela.
Transações lentas e caras não são impedimento para a acumulação da principal criptomoeda. Assim sendo, um CBDC ou outra moeda digital substituir o bitcoin, no curto e médio prazo, parece algo improvável. O BTC deixar de existir, é algo mais remoto ainda.
LEIA MAIS: Solana tem capacidade para ser o Ethereum de 2022?