A Altair é a última atualização que veremos antes da ‘fusão’, o marco mais esperado no plano de desenvolvimento do Ethereum. A atualização implementará algumas mudanças na cadeia de balizas que a deixarão pronta para um lançamento em grande escala.
Os nós validadores na ETH 2.0 serão os operadores que irão mantê-la funcional como os mineradores fazem na ETH 1.0. Portanto, eles receberão recompensas por fazer o trabalho que fazem.
Mas as recompensas vêm com penalidades, como sempre acontece com blockchains de prova de participação. Existem dois tipos de penalidades – a taxa de redução e a taxa por tempo de inatividade.
A taxa é cobrada de um validador se ele tentar assinar um bloco duplo ou dividir a Cadeia de Beacon propondo dois blocos conflitantes no mesmo slot. Inicialmente, a taxa da Beacon Chain foi de 0,25 ETH, e a Altair vai dobrar para 0,5 ETH.
A penalidade não é apenas a taxa, mas também a retirada do validador slashable da rede. A taxa de redução é cobrada do validador em cada época, enquanto ele estiver na fila de saída.
A taxa de corte era menor no momento do lançamento do Ethereum 2.0 – porque a equipe de desenvolvimento do Ethereum queria incentivar os desenvolvedores a se envolverem com o Ethereum 2.0 em seu estágio inicial de desenvolvimento. Terminado o período de experiência, é chegado o momento de aumentar a pena.
A segunda taxa é a taxa de inatividade. Do bloco Genesis até o Altair, os validadores inativos perderam estatisticamente 11,8% de sua participação ao longo do tempo. A partir do fork block Altair, a taxa de inatividade é projetada em 15,4% do ether apostado do validador.
O Altair não trata apenas de penalidades, mas também de incentivos para validadores no Ethereum 2.0. Antes do Altair, apenas 3% da recompensa do validador era dada para propor o próximo bloco.
O resto vinha de atestados de blocos existentes e votos nos blocos de cadeias de fragmentos que precisam ser adicionados ao bloco Beacon Chain. Com o hard fork do Altair, a recompensa para bloquear os proponentes aumentou para um oitavo ou 12,5% de toda a recompensa do validador.
Leia mais: “Há mais trabalho a fazer”, afirmou último post de Satoshi Nakamoto há 11 anos