Ícone do site Criptonizando

Ambev fecha parceria para reciclagem com uso da Blockchain

A startup Green Mining anunciou, em parceria com a Cervejaria Ambev, um projeto para reciclar vidros usando a tecnologia Blockchain.

O CEO da Green Mining, Rodrigo Oliveira afirmou que:

“A logística reversa é uma tendência em todo o mundo, em que as empresas se responsabilizam pelo retorno das embalagens pós consumo ao ciclo de produção. Temos tido forte adesão e a ideia é levar para outros grandes centros consumidores”

A tecnologia Blockchain é utilizada para identificar os locais com maior geração de residuos, os vidros recolhidos são 100% reaproveitável, gerando mais economia, além de evitar um alto gasto de energia e emissão de CO2. 

“O consumo de energia para produzir 1 tonelada de vidro é de cerca de 200 kWh, o que equivale a mais de 12 anos de uma televisão ligada, 24 horas por dia. O número também se repete quando falamos em gás carbônico. Com a quantidade retirada até então, evitou-se a emissão de 25 toneladas de CO2 na atmosfera”, afirmou o CEO da Green Mining

O Programa

A parceria faz parte do programa global 100+Accelerator, da cervejaria Ambev, o qual selecionou 21 startups em todos os continentes para resolver questões mundiais urgentes em sustentabilidade pontuadas pela companhia.

De acordo com a Folha de Alphaville, todas as fases do processo são garantidas por sistema de certificação que usa tecnologia Blockchain e os funcionários são ex-catadores de rua que foram capacitados pelo programa “Reciclar para Capacitar” da Amlurb. 

Sobre os planos futuros da startup, o CEO disse que:

“Já temos avançado no plano para trazer o projeto para Barueri, onde fica a matriz de nossa startup, mas sem data prevista. Pretendemos levá-lo à América Latina e América do Norte em até cinco anos.”

 

Coleta

A coleta funcionará de forma que, com o mapeamento dos locais já definidos, os coletores retiram e depositam os vidros em grandes caçambas. Quando cheias, são levadas direto à fábrica de vidros da própria cervejaria Ambev, no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile