Ícone do site Criptonizando

Análise da PrimeXBT: o espetacular rally de XRP se deve ao Airdrop de Spark e a um outro fator importante

Embora a maior parte da atenção generalizada em torno do mercado de criptomoedas, que recentemente tem estado em aumento, está direcionada ao Bitcoin e ao seu impulso em direção ao máximo histórico anterior de $ 20.000, é o XRP da Ripple que realmente tem brilhado mais.

O preço do XRP subiu em mais de dobro na semana passada, ultrapassando US $ 0,74 e muitos especulam que a moeda poderia quebrar a importante barreira de US $ 1. Além disso, o volume de operações de XRP também disparou em meio dessa explosão de preços.

Teria sido fácil atribuir esse aumento de preço à explosão geral no mercado de criptomoedas, mas os analistas da PrimeXBT juntaram alguns fatores que podem estar por trás disso, como o fork do utilitário do token XRP, chamado Spark, que depois do lançamento do airdrop pode ser um ponto chave.

No entanto, embora esse fork e airdrop, que permitirá que os titulares de XRP tenham direito a uma quantidade equivalente de Spark, incentive a compra de XRP, não é o único fator. No geral, o Spark parece que será bom para Ripple e para a comunidade XRP também, mas o mercado certamente tem outras causas para esse rally.

A principal analista da PrimeXBT, Kim Chua, observou mais de perto o recente movimento no mercado de XRP e descobriu algumas razões pelas quais não é apenas Spark que merece todo o crédito por este rally. Desde ofertas de empregos na Ripple e cúmplices nas redes XRP, bem como alguns rumores importantes circulando, há claramente muito mais ação para o XRP.

XRP se duplica e não para por aí

Após o relatório anterior sobre XRP, o preço do token subiu, fazendo mais de 100% em uma semana, um volume recorde que paralisou até mesmo uma das maiores bolsas, a Coinbase. O aumento no volume de XRP ultrapassou o BTC e em um ponto foi tão grande que o servidor Coinbase travou.

O volume real de negociação de XRP ultrapassou o de BTC e ETH atingindo US $ 6 bilhões por dia atualmente.

A velocidade súbita e intensa do aumento de XRP levou muitos a buscar respostas. As pessoas souberam sobre o lançamento do airdrop, previsto para 12 de Dezembro, e afirmam que esse é o motivo do aumento do preço de XRP.

O que é o novo airdrop?

Esse airdrop é um fork do utilitário do token XRP, chamado de token Spark, que é o token nativo para um novo blockchain público chamado Flare Network. A Flare Network usa uma nova maneira de escalar plataformas de contrato inteligente que não é baseada no mecanismo de consenso PoS comumente usado. O objetivo da Rede Flare, é permitir a troca completa de valor fiduciário entre 2 entidades sem a necessidade de confiar em uma entidade central.

De acordo com Flare Network, 75% dos contratos inteligentes atuais, ainda exigem a confiança em uma entidade central. Os titulares de XRP terão direito ao token Spark na proporção de 1:1. Como o fornecimento circulante de XRP é de cerca de US $ 45 bilhões, e US $ 45 bilhões de um total de US $ 100 bilhões de Sparks serão enviados aos detentores de XRP. O saldo de $ 55 bilhões de Sparks irá para Flare Networks Limited e Flare Foundation. Para determinar quantos Sparks cada pessoa receberá, em 12 de Dezembro será apresentada a quantidade de XRP que cada pessoa possuirá.

Como isso ajudará a comunidade XRP?

Assim que Flare Network for lançado, a sua primeira prioridade será XRP. Um protocolo será oferecido para permitir com segurança a emissão, uso e troca fiat de XRP para detentores de tokens Spark. Os detentores de tokens não Spark poderão comprar tokens Spark usando tokens XRP após o lançamento da plataforma, seguindo uma proporção determinada pela Flare Oracle.

O envio do token Spark para os proprietários de XRP pode incentivá-los a usar o protocolo. Isso funciona da seguinte maneira: Os titulares podem depositar seus tokens Spark na Rede Flare, que então obtém FXRP não fiat na Rede Flare. É mais ou menos semelhante ao token XRP real e tem o mesmo valor, exceto que é interoperável com ETH e outras cadeias de blocos que usam a Máquina Virtual Ethereum (EVM).

Isso permitirá que os titulares de XRP usem Sparks como uma ferramenta para converter XRP em FXRP e para realização yield farming ou para outras aplicações descentralizadas, o que XRP em seu estado nativo não pode. Portanto, esse é um presente muito atraente para os fãs de XRP. No entanto, Chua não acredita que este lançamento de airdrop possa causar um aumento tão grande no preço de XRP. Espera-se que o preço do token Sparks seja baixo, pois há uma relação de garantia necessária que Sparks deve cumprir para a moeda FXRP.

O valor do token Sparks depositado como garantia, deve ser pelo menos 2,5 vezes o valor de FXRP cunhado, que reflete o preço do token XRP.

“Com a plataforma ainda não lançada e a maioria dos investidores inseguros do impacto desta plataforma, é estranho que a criptomoeda de pior desempenho de 2017, 2018 e 2019 esteja bombando em 150% devido ao seu lançamento de airdrop. Embora eu concorde que o lançamento de ar de Spark é um dos motivos pelos quais o XRP está subindo, não acho que seja o principal ”, explicou Chua.

O que mais poderia ser, se não Spark?

Em primeiro lugar, houve muitos lançamentos de airdrop nos últimos anos que não resultaram em aumentos de preços para o token associado. Um exemplo é o recente hard fork de BCH para BCH-ABC que não fez nada para o seu preço.

Em segundo lugar, quando o lançamento airdrop de Sparks foi anunciado no final de Agosto, o preço de XRP também não reagiu, o preço de XRP começou a subir apenas no final do último fim de semana.

Em terceiro lugar, com base no histórico de outros lançamentos populares, os investidores não adquiriram o token associado até muito perto da data de lançamento. A realização do lançamento está agendado para 12 de Dezembro, a 3 semanas antes dessa data, XRP começou a subir.

O aumento no preço do XRP foi muito cedo para que o lançamento airdrop fosse a causa, explicou Chua. Outra métrica que apóia o fato de que pode não ser o lançamento de Spark que causou o aumento do preço de XRP é que, na semana passada, a maioria das trocas de XRP foram realizadas na Coinbase e Huobi, que ainda não concordaram em apoiar o lançamento de Sparks.

As bolsas que anunciaram apoio ao lançamentos airdrop, como o Bitstamp, não estão vendo um aumento de volume tanto quanto as outras bolsas estão testemunhando.

“Claro, os traders ainda podem transferir seu XRP para as bolsas com suporte nos momentos finais, no entanto, achei essa métrica bastante intrigante se o lançamento airdrop for a causa”, observou a analista da PrimeXBT.

Ripple em busca de um diretor para projetos com Bancos Centrais

Com base nas observações de Chua, a empolgação com a criptomoeda parece ter começado depois que Ripple revelou uma oferta de emprego em 20 de Novembro em sua mídia social e em vários sites de emprego para contratar um diretor sênior para liderar as suas parcerias e o projeto com Bancos Centrais, para poder apoiar as suas Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC).

Publicação de emprego XRP no Glassdoor:

O anúncio de emprego de Ripple começou a ganhar atenção quando os fãs de XRP foram às redes sociais para falar sobre isso e as notícias se espalharam por toda parte. Chua considera que esta é a razão mais provável pelo aumento, já que o momento do anúncio de emprego corresponde ao momento da explosão do preço XRP.

Muitos especularam que XRP poderia se tornar a criptomoeda mais importante, já que planeja trabalhar com os bancos centrais e o boato começou a conjurar mais e mais teorias, levando a compradores mais interessados, criando um efeito FOMO.

A explosão no espaço, dado ao XRP pelas mídias sociais e mainstream ganhou um impulso quando XRP planejou um grande rally, removendo vários níveis de resistência ao longo do caminho, tornando-se a criptomoeda de crescimento mais rápido neste mês. A magnitude disso não pode ser devido a um simples lançamento airdrop.

Conforme visto na métrica acima, os novos endereços de carteira XRP aumentaram em velocidade recorde, elevando 800% dos habituais 1.000 para 8.000 por dia. Com a recente atenção que BTC tem recebido devido às negociações perto de seu máximo histórico, o desempenho impressionante no XRP se alimentou para atrair ainda mais novos participantes, na esperança de que XRP também atinja o seu máximo histórico de $ 3,30.

Rumores e colaboradores correm desenfreadamente nas redes em direção ao XRP

Atualmente, existem muitos gurus do Youtube e TikTok que estão enviando XRP para a lua e até se prevê que XRP atingirá $ 440. Embora alguns objetivos estejam muito distantes, os motivos não são tão absurdos. Os torcedores acham que o token continuará crescendo porque o projeto é compatível com bancos e afirma estar trabalhando com mais de 350 instituições financeiras.

Essas instituições financeiras têm comprado o XRP para usar em transferências devido à sua alta velocidade e baixo custo. Portanto, quando o Ripple revelou o seu próximo estágio de adoção institucional apoiando os CBDCs, é de fato uma proposta muito atraente para o XRP, especialmente porque os CBDCs devem ser lançados no início do próximo ano.

Ainda não sabemos se os bancos centrais precisarão comprar XRP para emitir o seu CBDC ou se Ripple Labs terá sucesso em envolver os bancos centrais; No entanto, dada a escala do potencial, o aumento de preço parece justificado, pelo menos para a analista da PrimeXBT, visto que Ripple tem um histórico bastante produtivo em suas tentativas de trabalhar com bancos.

Dado o número de cúmplices nas mídias sociais e a alta visibilidade na mídia de seu fundador, Brad Garlinghouse, Chua espera que esse aumento no preço de XRP seja sustentável, mesmo que seja repleto de alta volatilidade. Já assistimos as grandes altas e baixas no preço de XRP, antes mesmo da data prevista para o lançamento airdrop de 12 de Dezembro, que ainda falta. Se os investidores estão comprando XRP devido ao lançamento airdrop de Sparks, o preço de XRP não deve cair apenas depois de 12 de Dezembro? No entanto, estamos vendo grandes contratempos ao longo do caminho.

Não há gratificação instantânea para Spark, pois a distribuição ocorrerá por um longo período de tempo

A forma como o token Spark é distribuído, também não parece ser a causa para perseguir o XRP por “dinheiro grátis”, porque o lançamento airdrop é escalonado para ser lançado ao longo de um período de tempo, reduzindo o número de revendedores que simplesmente desejam obter tokens grátis para coletá-los.

A quantidade de tokens Spark a serem distribuídos aos detentores de XRP, está na proporção de 1:1. No entanto, no lançamento da rede, cada conta XRP receberá apenas 15% do token Spark total para o qual são elegíveis*. O restante do Spark será distribuído em um mínimo de 25 meses e um máximo de 34 meses, o que não parece muito atraente para os traders de curto prazo. Um trader inteligente pode simplesmente esperar, comprar Sparks usando o seu XRP mais tarde, no lançamento da plataforma, em vez de perseguir o preço XRP várias vezes para o lançamento airdrop.

Todos os eventos positivos de XRP, se tornarão realidade de uma vez

Embora o lançamento de Spark possa ser um fator importante na recente execução de XRP, há outras razões por trás de sua trajetória atual.

“Além do que mencionei anteriormente sobre as notícias de possíveis parcerias com CBDCs, outros motivos, como a sua maior adoção por parte de instituições e a recompra recentemente anunciada pela Ripple Labs, também são fatores contribuintes. Na minha humilde opinião, esse aumento é resultado do acúmulo de muitos desenvolvimentos positivos que se materializam e o mercado reage a eles, não apenas de traders ávidos por um lançamento airdrop”, disse Chua.

“Dessa forma, não acho que o preço de XRP cairá drasticamente após a data do lançamento em 12 de Dezembro. Pode cair ainda mais cedo, já que os traders que não entenderam o lançamento airdrop e começaram a perseguir o preço de XRP, começando a vender XRP mesmo depois de saberem sobre isso. Portanto, espero que as grandes altas e baixas no preço de XRP continuem até depois do lançamento airdrop ”, concluiu.

Após o lançamento, Chua espera que o preço de XRP seja corrigido, já que alguns traders podem vender após o evento na esperança de recomprar em um nível mais baixo, mas ele não espera que o preço caia, pois pode haver investidores de longo prazo e, eles estão esperando para comprar no mergulho.

O jogo no XRP pode não ter acabado, pois Ripple pode ter muitas parcerias em andamento e está ativamente criando mais usos para o seu token XRP. Com uma equipe tão trabalhadora e focada, há uma grande probabilidade de notícias mais positivas.

Portanto, embora o lançamento airdrop seja muito atraente, Chua não acredita que os traders estejam comprando XRP apenas para isso. O que ela pensa é que tudo o que Ripple tem feito pelo XRP, está ganhando reconhecimento e a atenção que merece. Além de um mercado em alta contínua, no qual XRP teve desempenho inferior até recentemente, XRP está simplesmente alcançando o resto do mercado de criptografia.

*Ripple Labs e ex-funcionários da Ripple não serão elegíveis para o lançamento airdrop de Spark. XRP também não será elegível para o lançamento em bolsas que não suportam o lançamento airdrop de Spark.

Todas as análises são fornecidas da nossa analista líder de mercado PrimeXBT, Kim Chua. Os traders podem ter suas posições de compras ou vendas em XRP, bem como uma série de outras criptomoedas populares na plataforma premiada PrimeXBT, sem mencionar a negociação com alavancagem de forex, ouro, prata, petróleo e outras commodities, assim como índices de ações e mais.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile