Embora bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) tenham fundamentos completamente diferentes, os fãs das principais criptomoedas sempre brigam para saber quem vai ser líder de mercado.
De um lado temos quem acredita que o BTC sempre vai ter a maior capitalização. Afinal, é o criptoativo mais conhecido e foi o que abriu as portas para uma economia digital descentralizada.
Por outro lado, o Ethereum possui uma rede mais complexa.
Um blockchain de contratos inteligentes que possibilita a criação de tokens e aplicativos descentralizados. Coisas que não encontramos no bitcoin.
Não podemos esquecer da capitalização de mercado.
O ETH ter uma menor que a do BTC pode ser um facilitador para a subida mais forte da principal altcoin.
O que esperar para 2022?
De acordo com o analista Nicholas Merten, o Ethereum tem grandes chances de ultrapassar a criptomoeda primária em 2022.
Ou seja, Merten vê o ETH se tornar o líder da revolução do blockchain ainda este ano.
“Eu sei que muitas pessoas pensam que isso está longe, mas o Ethereum, de uma faixa de banda superior anterior, só precisa fazer eu acho que cerca de 80% a 100% de movimento para fazer isso”, apontou Merten.
No entanto, o analista não acredita que o ETH, no momento, tenha força para se manter em primeiro lugar por muito tempo.
O foco dos touros do Ethereum é, de fato, ver até onde conseguem fazer o ativo digital ter retornos em relação ao Bitcoin.
“É uma aposta bem legal. Se você já pode investir em bitcoin, isso é maravilhoso. Se você puder investir em algo que possa dobrar em relação ao Bitcoin, isso seria muito, muito bom”.
Conforme observado por Merten, os touros ainda estão no controle do par ETH/BTC.
Dessa forma, o Ethereum pode subir de 0,06618 BTC (US$2.547) para 0,16 BTC (US$6.181), ainda este ano.
“A economia de oferta e demanda aqui parece ser mais favorável tanto na perspectiva de demanda no sentido de mais potencial de crescimento quanto em muitos fatores de oferta em declínio que podem colocar o ETH em um estado deflacionário no curto prazo futuro que é muito, muito emocionante”.