Em agosto, a Solana (SOL) enfrentou uma queda de 63% na atividade de transações em sua rede. Como resultado, o total mensal caiu para 485,61 milhões, um valor muito abaixo do pico de 1,31 bilhão alcançado em julho deste ano. Além disso, essa queda marca o menor nível de transferências na blockchain da altcoin desde setembro de 2023, quando a rede contabilizou 494 milhões de transações.
No entanto, apesar desse retrocesso, a expectativa geral do mercado sobre o potencial de recuperação da Solana em comparação a grandes criptomoedas continua alta. Para exemplificar, Ryan Lee, analista principal da Bitget Research, sugeriu que a liquidez aprimorada poderia favorecer a recuperação da cripto.
Segundo Lee, essa melhoria na liquidez pode permitir que a SOL supere até mesmo o bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) em valorização nos próximos meses.
A expectativa de maior liquidez para o mercado de criptomoedas está na possível redução da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) dos EUA no dia 18 de setembro de 2024. De acordo com o CME FedWatch, há uma probabilidade de 69% de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros neste mês e uma chance de 31% de um corte de 50 pontos-base.
Para além da liquidez, Lee acredita que o crescimento das exchanges descentralizadas e novos projetos de staking na Solana podem atrair mais fundos para a altcoin, fazendo com que ela alcance novos picos este ano.