Ontem (18), o Federal Reserve (Fed) anunciou um corte de 50 pontos-base nas taxas de juros. Embora a medida pareça, à primeira vista, ser uma tentativa de impulsionar a economia, as opiniões no universo das criptomoedas permanecem divididas. Para alguns, o corte pode ser um sinal de alívio financeiro, enquanto outros acreditam que a mudança trará desafios para a indústria blockchain.
Volatilidade a caminho?
Com uma visão pessimista sobre o tema está Arthur Hayes, cofundador da BitMEX. Durante uma entrevista na conferência Token2049, em Singapura, o empresário afirmou que o movimento do Fed pode ter um viés político.
Segundo Hayes, a redução das taxas de juros tem o intuito de fortalecer os mercados financeiros e aumentar a confiança dos consumidores, potencialmente influenciando as eleições norte-americanas que se aproximam.
“Jerome Powell e Janet Yellen podem estar tentando estimular os mercados para favorecer os candidatos democratas, como Kamala Harris, nas eleições”, disse.
O fundador da BitMEX argumenta que essa estratégia pode aumentar a inflação e ter repercussões tanto no mercado tradicional quanto no de criptomoedas.
Enquanto isso, o brasileiro Vinicius Terranova, Venture Capital de ICO, faz uma leitura de que um corte de 25 pontos-base seria o ideal para sinalizar que os EUA não estão em um momento de emergência. Mas o corte atual pode ter os seguintes significados:
“50 bps. Ou tudo melhorou muito além do esperado, ou está acontecendo desespero pré-eleições. Independentemente do que for, o mercado verá os resultados no ano que vem. Talvez a redução de 50 bps venha do fato de que era para reduzir 25 bps na última e não fizeram nada. Pode ser uma compensação também”, destacou Terranova.
O impacto inicial desse corte foi um aumento de 4% no preço das criptos, mas, na visão de Hayes, essa alta pode ser temporária. Segundo ele, a reação real dos mercados será observada após o fechamento das bolsas tradicionais na sexta-feira, o que poderá desencadear um movimento mais intenso nas criptomoedas durante o fim de semana.
Atenção voltada para o Banco do Japão
Além das ações do Fed, Hayes destacou que agora os investidores devem monitorar a próxima decisão do Banco do Japão (BOJ), que será anunciada em 20 de setembro. Para ele, a força do iene japonês poderá influenciar diretamente o preço do BTC no curto prazo.
“Com o enfraquecimento do iene, veremos o fortalecimento do Bitcoin. Se o iene se valorizar, podemos esperar o movimento contrário”, afirmou.