Ícone do site Criptonizando

Anonymous afirma ter liberado 28 GB de dados do Banco Central da Rússia

O The Black Rabbit World, um grupo afiliado ao coletivo hacker Anonymous, anunciou que vazou 28 GB de dados obtidos do Banco Central da Rússia. 

Outra conta do Twitter associada aos hackers, @YourAnonTV, confirmou a notícia.

“JUST IN: O vazamento do Banco Central da Federação Russa (28 GB) foi publicado por #Anonymous hackers (@Thblckrbbtworld). #Ukraine #OpRussia”

Na quinta-feira, o Anonymous afirmou que havia hackeado o CBR e prometeu liberar mais de 35.000 arquivos nas próximas 48 horas. 

De acordo com o comunicado, eles contêm alguns dos “acordos secretos” do regulador, entre outros documentos. 

O Banco da Rússia rejeitou a alegação, insistindo que nenhum de seus sistemas de informação havia sido hackeado.

O último movimento do Anonymous ocorreu depois que declarou uma guerra cibernética à Federação Russa por sua decisão de invadir a Ucrânia. 

O grupo ameaçou atrapalhar a internet da Rússia, tendo como alvo os sites do Kremlin, da Duma do Estado e do Ministério da Defesa, bem como canais de televisão estatais como o Russia Today (RT) e algumas plataformas de streaming.

Os documentos do CBR foram distribuídos para vários pontos online, observou o grupo de hackers, acrescentando que os compartilhará por meio de diferentes links.

De acordo com um post do Serviço Russo da BBC, citado pelo Forklog, nos arquivos estão centenas de relatórios de auditoria e informações sobre proprietários de bancos.

Paralelamente ao conflito militar no terreno, Rússia e Ucrânia também entraram em confronto no ciberespaço. 

Pouco antes de as tropas russas cruzarem a fronteira no final de fevereiro, vários sites ucranianos foram atacados por hackers que apoiavam Moscou. 

O governo de Kiev está recrutando especialistas para sua força cibernética que supostamente estiveram envolvidos em operações defensivas e ofensivas.

Desde o início dos conflitos, as criptomoedas tiveram papel fundamental para ambos os países.

O governo ucraniano arrecadou mais de US$ 100 milhões em cripto-ativos para os cofres do governo, que estão sendo utilizados para financiar a defesa do país.

O governo da Rússia afirmou recentemente que está disposto a aceitar pagamentos em bitcoin pela compra de suas commodities, visto que o país está sendo severamente punido pelo sistema financeiro tradicional.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Mineração de Bitcoin é uma grande oportunidade para Petrobrás e usinas brasileiras

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile