Com a tão esperada atualização do Shapella do Ethereum se aproximando, parece que poucos usuários da rede planejam colocar a mudança de protocolo em uso imediato.
Dados do IntoTheBlock mostram que apenas 0,6% dos validadores do Ethereum planejam retirar sua participação após o hard fork.
Conforme twittado pelo provedor de inteligência de mercado na terça-feira, apenas 3.614 dos 562.717 validadores da Ethereum optaram por retirar sua participação em 10 de abril.
A atualização do Shapella é uma continuação da famosa atualização Merge em setembro de 2022, que trocou o mecanismo de consenso do Ethereum de Prova de Trabalho para Prova de Participação.
A Shapella é uma combinação das atualizações “Shanghai” e “Copella”, que permitirão retiradas de staking de ETH nas camadas de execução e consenso do Ethereum.
Esta é a primeira vez que os usuários poderão retirar sua participação desde que a Beacon Chain do Ethereum foi lançada em dezembro de 2020.
No total, mais de 18 milhões de ETH no valor de mais de US$ 34 bilhões estão atualmente apostados na Ethereum. Isso é aproximadamente 15% de todo o ETH em circulação.
Muitos suspeitaram que desbloquear tudo isso para retirada poderia desencadear um despejo de mercado de investidores que, de outra forma, já teriam sacado seus ativos.