Ícone do site Criptonizando

Após 2 anos de debate, Europa finaliza projeto sobre criptomoedas

Autoridades da União Europeia concordaram com a redação final de sua legislação histórica sobre criptomoedas, que pode abrir caminho para uma abordagem regulatória em toda a Europa.

O texto legal completo do Markets in Crypto Assets Regulation (MiCA) foi aprovado em uma reunião de embaixadores da UE na quarta-feira, de acordo com uma carta da presidente do comitê, Edita Hrdá.

Na carta dirigida à presidente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, Irene Tingali, Hrdá disse que a cooperação entre o Parlamento e o Conselho deverá permitir que o regulamento seja aprovado em primeira leitura no Parlamento.

Em junho, os formuladores de políticas concordaram com um acordo sobre o pacote legislativo após dois anos de idas e vindas.

O regulamento, em sua forma atual, exigirá que qualquer pessoa que pretenda emitir criptoativos publique um “white paper” contendo informações sobre seu projeto.

Os emissores de stablecoins, por sua vez, estarão sujeitos a requisitos de capital específicos.

Isso significa que os projetos precisarão manter reservas para fazer backup do valor de seus tokens em um valor proporcional ao valor emitido, embora as autoridades locais possam aumentar essa quantidade de fundos necessários com base no risco considerado.

O texto legal seguirá agora para o Parlamento Europeu, onde, sujeito a aprovação, provavelmente será publicado no Jornal Oficial da União Europeia no início do próximo ano, com as regras previstas para entrarem em vigor em 2024.

“Isso marca o fim de uma discussão acalorada, mas necessária, entre os colegisladores da UE, que está em andamento há mais de dois anos”, disse a European Crypto Initiative (EUCI), com sede em Bruxelas, em comunicado.

O grupo sugeriu que um forte foco em stablecoins na legislação foi resultado de suas origens como uma resposta ao projeto Diem do Facebook (anteriormente chamado de Libra) e que os legisladores adotaram uma abordagem “muito defensiva”.

Os projetos DeFi não serão afetados pelo regulamento, e a EUCI disse que estes não foram devidamente definidos no texto final.

Apesar dessas críticas, a cofundadora da EUCI, Marina Markezic, disse estar otimista sobre o impacto que o MiCA terá na indústria.

“Isso cria um novo conjunto de regras para projetos de criptomoedas – aquelas que mudarão a posição atual da criptomoeda como ‘azarão’ e a tornarão um participante de pleno direito no espaço de serviços financeiros”. 

“Ao mesmo tempo, também acreditamos que a indústria deve continuar a ser capaz de inovar sem encargos indevidos.”

Isso ocorre quando Mairead McGuinness, a comissária europeia responsável pelos serviços financeiros, disse que a regulamentação de criptomoedas estaria no topo da agenda nas discussões com autoridades dos EUA na próxima semana.

Falando na Bloomberg, ela disse que a UE está procurando trocar pontos de vista e experiências com os EUA nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial na próxima semana.

“Tenho certeza de que eles querem ouvir o que fizemos, como foi, quais foram os problemas. Eu ficaria muito feliz em compartilhar nossa experiência, mas também em ouvir o que os EUA estão planejando fazer.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile