Ícone do site Criptonizando

Após fazer tatuagem da Terra (LUNA), Mike Novogratz comenta sobre quebra do protocolo

Mike Novogratz – investidor bilionário e CEO da Galaxy Digital – emitiu uma declaração abordando o recente colapso do ecossistema Terra. 

O investidor destaca as lições que aprendeu com a situação, mas reforça sua crença na criptoeconomia como um todo.

Em uma carta aos acionistas e à comunidade de criptomoedas, Novogratz lamentou a perda de mais de US$ 40 bilhões em riqueza sofrida pelos investidores da LUNA e da UST. 

O mecanismo de estabilização do UST, destinado a manter sua paridade com o dólar, acabou por desvalorizar o LUNA e torná-lo inútil.

“UST foi uma tentativa de criar uma moeda estável algorítmica que viveria em um mundo digital”, escreveu Novogratz. 

“Foi uma grande ideia que falhou.”

O colapso não apenas “prejudicou a confiança em criptomoedas e DeFi”, mas também queimou parte do próprio balanço patrimonial da Galaxy Digital. 

A empresa comprou o LUNA em março de 2020 citando “potencial de crescimento significativo”, já que um dos principais aplicativos financeiros da Coreia do Sul foi construído na Terra.

No entanto, Novogratz afirma que o aperto do Federal Reserve diante da inflação recorde fez com que o mercado de criptomoedas se contraísse. 

Isso, ele afirma, colocou uma imensa pressão de preço sobre o LUNA – o ativo de reserva que apoia o UST, terminando em uma espiral de morte no estilo de corrida bancária para a moeda.

Embora o investidor não acredite que o cenário macroeconômico de baixa terminará tão cedo, ele continua confiante sobre o ecossistema de criptomoedas. 

O executivo reforçou alguns princípios fundamentais do investimento em criptomoedas, incluindo diversificação e gerenciamento de riscos.

Muitos na comunidade online aguardavam o comentário de Novogratz sobre o assunto, que ficou famoso por ter uma tatuagem com o tema LUNA estampada em seu braço em janeiro. 

“Minha tatuagem será um lembrete constante de que investir em risco requer humildade”, afirmou.

Novogratz esclareceu que a tesouraria de sua empresa “não utiliza stablecoins algorítmicas”.

A maioria das principais figuras do ecossistema Terra concorda com Novogratz que a rede se desenrolou devido ao seu mecanismo falho de estabilização da UST. 

No entanto, muitos também teorizam que a UST foi inicialmente desvinculada por causa de um ataque deliberado, executado por algumas baleias.

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile