Após o Vira-lata Finance (Reau), um novo projeto desenvolvido por brasileiros aparece, o Lula Finance (LULA), “um token meme descentralizado com economia deflacionária, sem partidos políticos ou ideologias”, segundo o site do projeto.
Mercados nem sempre são racionais, e podem tomar decisões no mínimo esquisitas. A Dogecoin é uma prova disso, um meme, não muito engraçado, que vale US$80 bilhões e já alcança a 4º posição do mercado de criptomoedas.
A ideia não é original, já que em 2014 um grupo de brasileiros apresentou a Dilmacoin, uma piada que não existe mais.
O mercado de criptomoedas, por ser um ecossistema digamos, “emocionado” demais, é o palco perfeito para projetos sem futuro, piadas, scams, pump and dumps e para pessoas ou grupos que desejam se aproveitar da volatilidade do mercado ou falta de conhecimento das pessoas.
Como esses tokens surgem?
Literalmente, qualquer pessoa, até mesmo sem conhecimento técnico, pode cunhar tokens utilizando alguma blockchain já pré-existente. Também é relativamente fácil adicioná-los a plataformas de troca descentralizadas.
O próprio site da PancakeSwap, uma plataforma De-Fi para troca de ativos, deixa claro esse risco:
“Qualquer pessoa pode criar um token BEP20 no BSC com qualquer nome, incluindo a criação de versões falsas de tokens existentes e tokens que afirmam representar projetos que não têm um token. Se você comprar um token arbitrário, talvez não consiga vendê-lo de volta.”
Não está claro os objetivos do projeto já que o whitepaper ainda não está disponível no site. E aparentemente ainda não é possível comprar o token na Pankakeswap.
Como se proteger?
Por mais tentador que seja a ideia de ganhar muito dinheiro rapidamente com projetos de baixa capitalização, essa é uma estratégia de altíssimo risco.
Procure por projetos estabelecidos que tenham um futuro e utilidade real. Afinal, dinheiro é algo sério. Não brinque com seu futuro e o futuro de seus filhos.
Haverá muitos vencedores enormes, muitos fracassos, muitos golpes, muitos falsos amanheceres, mas no final, trilhões e trilhões de valor serão acumulados em ativos digitais, tokens, protocolos e criptomoedas que unem tudo isso. – Raoul Pal, CEO da Real Vision.
Leia mais: Quão rico será o criador do Bitcoin no futuro? E porque isso importa?