Ícone do site Criptonizando

Aprenda a analisar os gráficos de criptomoedas

gráfico chiliz token

Os gráficos gráficos de criptomoedas são ferramentas importantes para ajudar a entender o comportamento do mercado, identificar tendências e até prever movimentações futuras de preços.

O sucesso de qualquer negociação depende da principal ferramenta utilizada pelos traders, a análise dos gráficos. Aqui vão alguns gráficos mais comuns de criptomoedas que você deve encontrar nas exchanges, segundo o Livecoins.

O gráfico de linha é considerado o gráfico de preços mais básico. Esse tipo de gráfico é usado para obter informações sobre as mudanças nos preços de uma criptomoeda, sendo representando por uma linha simples.

É possível encontrar no gráfico de linha duas escalas, linear e logarítmica. A escala de preços é dividida em partes iguais, pelo gráfico linear. Já a logarítmica, o preço da criptomoeda é escalado de acordo com valores percentuais, portanto, duas mudanças de preços com valores absolutos diferentes serão representadas de forma igual na escala logarítmica caso seu valor percentual for igual.

O gráfico linear ajuda você a julgar melhor a velocidade da mudança do preço, já os gráficos logarítmicos são melhores para ver as tendências.

Gráfico Linear

Reprodução/Livecoins

Gráfico Logarítmico

Reprodução/Livecoins


Os gráficos de Candlestick ou velas, são outra forma de representar os movimentos dos preços das criptomoedas. Esse tipo de gráfico é formado por uma série de candles, os quais representam um período, pode ser um ano, um dia, uma hora ou até mesmo um minuto. São esses padrões dos candles que trazem informações indicativas de futuros movimentos nos preços das criptomoedas.

Os gráficos de velas mostram os movimentos dentro de um certo período, cada vela mostra qual foi o preço mais alto e o mais baixo, é o gráfico mais utilizado pelos traders de criptomoedas.

A variação na altura das barras, que recebem o nome de corpo, mostra o movimento dos preços de abertura e fechamento de uma criptomoeda, alcançado em um período especifico.

Gráfico Candlestick:

Reprodução Investing

As extremidades mais finas, que se assemelham ao pavio de vela, são chamadas de sombras. Elas indicam os valores mais altos e mais baixos alcançados pela criptomoeda em um período determinado.

Além das barras, as cores também são importantes de serem observadas. As candles em verde ou branco evidenciam que houve um aumento de preço, enquanto as vermelhas ou pretas indicam que houve uma queda.

Segundo o Mercado do Bitcoin, é possível identificar padrões que indicam se as criptomoedas estão com o preço em uma tendência alta, baixa ou em ponto de reversão.

As barras extensas, que são conhecidas também como corpo, indicam uma grande variação de valores, enquanto os curtos indicam menor volatilidade nos preços.

Existem alguns padrões encontrados em um conjunto de candles, o marubozu, é quando a vela não tem pavio, o que significa que os preços de abertura e fechamento, máximo e mínimo coincidem.

Marubozu:

Reprodução Forex Crunch

No Doji, a imagem que aparece uma estrela indica que o preço da abertura foi praticamente o mesmo do fechamento.

Doji:

Reprodução Trading Strategy

Hammer é o desenho de um martelo em vermelho, que indica a reversão de uma tendência de baixa. Ou seja, pode ser um bom momento para comprar.

Hammer:

Reprodução Market Realist

Já os Dojis especiais, formam dois “T” e são fortes indicativos de uma reversão de tendências.

Reprodução RadarBolsa

É possível observar a situação atual de uma criptomoeda com o gráfico de profundidade de mercado.

Gráfico de Profundidade de Mercado:

Reprodução Livecoins

O gráfico analisa a quantidade de ordens de venda (vermelho) e a de compra (verde). O lado verde mostra a soma total de moedas das ordens de venda. No centro, onde as duas linhas se encontram, representa o preço atual da criptomoeda.

Este gráfico de profundidade de mercado reflete se o preço da criptomoeda aumentará ou cairá. Caso haja um número maior de ordens de compra em relação à quantidade de ordens de venda, há um maior suporte e o preço provavelmente irá aumentar.

Ao lado do gráfico é possível observar o livro de ordens, que representa uma lista em tempo real das ordens de compra em verde e de venda em vermelho.

Reprodução Livecoins

Por fim, vale ressaltar que a leitura dos gráficos é uma das habilidades essenciais que os traders precisam adquirir para suas ações diárias.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile