Onde armazenar criptomoedas é uma dúvida frequente, principalmente para quem não quer deixar todos os fundos em uma exchange centralizada. Nesse sentido, as carteiras digitais são uma alternativa, e de forma simples, a carteira Exodus é segura e é uma boa opção para fazer isso.
Hoje, vamos explorar a fundo como a Exodus funciona, focando nas questões de segurança.
O que é a Exodus Wallet?
Além de algumas outras funcionalidades, a Exodus Wallet é uma carteira de criptomoedas fundada em 2015 por JP Richardson e Daniel Castagnoli. O principal produto da Exodus é uma carteira de software para armazenar criptomoedas com suporte tanto para desktops quanto para dispositivos nóveis.
No momento, a carteira Exodus pode armazenar mais de 100 criptomoedas diferentes, incluindo Bitcoin, Ethereum, Litecoin e outras altcoins. Além da carteira, a Exodus oferece alguns outros produtos como:
- Carteira Web3 com foco em tokens Web3 e DeFi;
- Carteira móvel;
- Carteira de hardware em parceria com a Trezor;
- Ferramenta para gestão de recompensas de staking;
- XOSwap, uma ferramenta de troca de ativos;
- Outras ferramentas de uso corporativo, focados na segurança de criptoativos.
O que é uma carteira de software?
Uma carteira de software é um tipo de carteira de criptomoedas armazenado em uma máquina local ou app de celular, onde as chaves privadas da carteira são armazenadas pelo próprio programa.
De um jeito bem didático, existem dois tipos de carteiras, as hot wallets e as cold wallets. As hot wallets, ou carteiras quentes, são carteiras que ficam conectadas à internet. Elas são muito mais práticas, porque você só precisa de um login e senha para acessar. Mas o lado ruim é que elas são muito mais fracas no sentido de segurança.
Já as cold wallets, ou carteiras frias ficam offline. Isso é muito mais seguro porque o ativo só pode ser acessado quando estiver conectado ao seu computador. Quando não conectado, o ativo é segregado em modo offline completo. A desvantagem é que não é prático, pois toda vez que você quer fazer algo, precisa tirar essa carteira fria e conectá-la à rede. Dentro dessas categorias, a Exodus Wallet é uma carteira do tipo hot wallet.
Como a Exodus funciona?
A interface da Exodus é bem simples, o que é muito bom para quem está começando no mundo das criptomoedas. Alguns dos recursos de destaque da Exodus são:
- Suporte a múltiplas criptomoedas: Mais de 100 ativos disponíveis.
- Troca interna de ativos: Integração com exchanges descentralizadas.
- Gestão de portfólio: Visualize o desempenho de seus investimentos.
- Personalização: Escolha entre diferentes temas para a interface.
Reclame Aqui
Por não ser uma empresa brasileira, a Exodus Wallet não tem um perfil no Reclame Aqui. Então, nesse sentido, não faz sentido avaliar a reputação da empresa só por esse canal. Mas vale dizer que isso não é necessariamente um reflexo da qualidade do serviço ou do suporte da plataforma, já que ela tem outros perfis parecidos com o Reclame Aqui, onde as notas do serviço são bastante altas.
Por exemplo, as avaliações da Exodus Wallet no TrustPilot, que seria mais ou menos um equivalente global do RA, são muito boas. A empresa tem uma nota de 3,9 de 5, e 64% das avaliações são com 5 estrelas. Além disso, a equipe de suporte da Exodus responde às perguntas em português direto na plataforma.
Vantagens e desvantagens da Exodus Wallet
Como uma carteira de software, existem algumas preocupações sobre a Exodus. Então, pra resumir, colocamos aqui algumas vantagens e desvantagens da Exodus:
Vantagens:
- Interface simples: A interface da Exodus é muito fácil e intuitiva, o que é ótimo para quem está começando a armazenar criptomoedas
- Suporte amplo: Mais de 100 criptomoedas disponíveis.
- Opção de troca de criptomoedas interna: Dentro da própria plataforma, existe uma função de trocar uma criptomoeda por outra, sem nenhuma taxa.
- Multiplataforma: Disponível para desktop e dispositivos móveis.
Desvantagens:
- Código fechado: A Exodus é uma empresa privada e não tem uma auditoria pública, ou seja, você depende de confiar na empresa para a segurança dos ativos.
- Ausência de 2FA: Não oferece autenticação de dois fatores por padrão.
- Dependência do dispositivo: A segurança dos ativos fica 100% a critério do usuário e do dispositivo. Então, no caso de perda ou roubo de um dispositivo específico, isso pode gerar problemas bastante complicados.
Veredito: a carteira Exodus é segura e confiável?
Segurança é um dos principais pontos de decisão na hora de escolher uma carteira ou um serviço de criptomoedas de forma geral. Nesse sentido, a carteira Exodus é segura e utiliza tecnologias bastante avançadas para a proteção das chaves privadas. Na prática, as chaves são armazenadas somente no dispositivo do próprio usuário. Ou seja, principalmente você vai ter acesso às suas chaves e aos seus fundos, e isso é uma camada de segurança bastante interessante.
Olhando pelo outro lado, a carteira não tem autenticação de dois fatores. E como é uma carteira de software, é importante ter um dispositivo, seja ele computador ou celular, muito bem protegido, porque qualquer invasão ou problemas com malware ou vírus pode acarretar a empresa dos fundos, já que a carteira vai ser acessível diretamente pelo dispositivo.
Como criar uma conta na Exodus Wallet
Para usar a Exodus, você precisa fazer o download do programa e instalar no celular ou computador. Abaixo, colocamos um passo a passo de exemplo para desktops:
- Download: Acesse o site oficial e faça o download da versão para computador ou celular. Nesse exemplo, fizemos o download da versão para Mac. Vale notar que o site não está disponível em português.
- Instalação: Siga as instruções de instalação no seu computador ou celular.
- Configuração: Agora, é só seguir as etapas mostradas para configurar a carteira. Você vai ter a opção importar uma carteira com suas chaves privadas, se já tiver uma, ou criar uma carteira nova.
- Backup: No final da configuração, anote a frase de recuperação de 12 palavras. É muito importante salvar essa informação, pois é a única maneira de recuperar a carteira caso você troque de computador ou tenha um problema com ele no futuro.
Como adicionar criptomoedas na Exodus
Se você já tem cripto em uma corretora de criptomoedas ou em uma carteira de hardware e quer colocar esses ativos na Exodus, é só seguir esses passos pra fazer a transferência:
- Abra a carteira e selecione a criptomoeda que deseja receber. Nesse exemplo, abrimos nossa carteira de DOGE.
- Clique em “Receive” para ver o endereço dessa carteira.
- Depois, é só copiar o endereço ou ler o QR code utilizando sua carteira atual e fazer a transferência.
Como retirar criptomoedas da Exodus
A Exodus não faz a venda de criptomoedas de forma direta porque não é uma exchange e sim um serviço para armazenar criptoativos. Nesse caso, você pode retirar suas criptos da Exodus para uma outra exchange para fazer a venda localmente.
- Abra a Exodus Wallet e selecione a criptomoeda que deseja enviar.
- Clique em “Send” e insira o endereço de destino e o valor que deseja enviar.
- Confirme a transação e aguarde a confirmação na rede blockchain.
Quais são as taxas para usar a Exodus?
A Exodus Wallet em não tem nenhuma taxa de manutenção ou para enviar e receber criptomoedas. A única taxa que você vai pagar nessas operações são as próprias taxas da rede para confirmar as transações, mas que costumam ser muito baixas.
Vale notar que mesmo o serviço de troca de uma criptomoeda por outra na Exodus não possui nenhuma taxa. Novamente, a única taxa são as taxas da própria rede. Esse é um bom diferencial em comparação com as corretoras de criptomoedas, onde você certamente vai pagar um spread pra fazer a troca de um ativo por outro, então facilita bastante na hora de reequilibrar um portfolio de investimento sem pagar nenhuma taxa.
Vale a pena usar a carteira Exodus?
De forma bem simples, vale a pena utilizar a carteira Exodus se você quer facilidade de uso e busca uma solução simples para armazenar e trocar criptomoedas. A carteira Exodus é segura e é uma maneira muito simples de armazenar cripto, mas continua sendo uma carteira de software. Na prática, isso significa que os seus ativos estão vinculados a uma entidade centralizada que possui todas as suas chaves privadas.
Isso não necessariamente é algo ruim, principalmente se tratando de grandes empresas de renome como a Exodus, mas ainda é uma opção inferior em termos de segurança em comparação com uma carteira de hardware que só você pode acessar.
A escolha de usar ou não um serviço digital como a Exodus é uma escolha muito pessoal, mas de forma geral, a carteira Exodus é segura!