As criptomoedas tem ganhado muita popularidade nos últimos anos e se tornaram um dos produtos de investimento mais buscados, tanto por iniciantes quanto por traders avançados que desejam fazer operações em um mercado bastante volátil. A nossa ideia nesse artigo hoje é se concentrar em como investir em criptomoedas para iniciantes, ou seja, mostrando um passo a passo e cobrindo os básicos sobre o que são criptomoedas e como funcionam os investimentos nesse tipo de ativo.
O que são criptomoedas?
Criptomoedas são um tipo de dinheiro digital descentralizado, ou seja, que não são controladas por governos ou instituições financeiras. As criptos são representadas por tokens em uma blockchain, que são basicamente combinações de dígitos que representam um token ou transação.
A primeira criptomoeda foi o Bitcoin, que surgiu em 2009 e continua sendo, até hoje, a principal criptomoeda do mundo e tem sido cada vez mais utilizada como reserva de valor para investimentos e até em transações do dia a dia, conforme as criptomoedas foram ganhando popularidade.
Com o passar do tempo, surgiram milhares de tokens de criptomoedas e aplicações de blockchain em vários setores da indústria, fazendo com que as criptomoedas ganhassem cada vez mais atenção da mídia e muitas pessoas olham para as criptomoedas como uma possibilidade de investimento com retornos muito mais significativos do que investimentos tradicionais.
Tecnologia blockchain
A blockchain, de forma didática, é um livro-razão distribuído e imutável que registra todas as transações que ocorrem com uma determinada criptomoeda. A blockchain é basicamente um registro de blocos e transações, cada uma delas com um código de identificação, que é uma combinação de letras e números, e para cada transação feita com criptomoedas um registro dessa transação é adicionado nesse livro-razão e é público para todos os participantes.
Essa tecnologia garante transparência, segurança e, mais importante, a descentralização e a unanimidade das transações.
Vantagens das criptomoedas
Investir em criptomoedas tem algumas vantagens em comparação com investimentos mais tradicionais. As principais são:
- Descentralização: Como a gente disse antes, as criptomoedas não são controladas por instituições privadas ou governos, mas funcionam em um led público e imutável.
- Transparência: Todas as transações que ocorrem com criptomoedas são registradas publicamente numa blockchain, garantindo muita transparência.
- Volatilidade: Muitas criptomoedas ainda são novas e é um mercado bastante volátil. Embora isso traga também um fator de risco, é justamente essa volatilidade que permite ganhos potencialmente exponenciais ao investir nesse tipo de ativo.
- Acessibilidade: Hoje em dia, as transações com criptomoedas podem ser realizadas através de computadores, celulares e outros dispositivos e são realizadas de forma instantânea na blockchain, então podem ser acessadas em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.
Como investir em criptomoedas para iniciantes
Agora que a gente já entende o básico sobre criptomoedas, vamos de fato ao passo a passo prático de como investir em criptomoedas iniciantes para quem está começando a jornada nesse mundo digital.
1. Pesquisa e educação
Antes de começar a investir em criptomoedas, um ponto importante é pesquisar sobre como esse mercado opera. Ele ainda é um mercado bastante recente e que está passando por um processo de regulamentação, e por ser diferente de moedas tradicionais, é importante pesquisar sobre o que são criptomoedas, como funciona a tecnologia blockchain e quais são os principais ativos cripto. Também é importante acompanhar notícias do mundo cripto porque ele é muito influenciado por questões econômicas e políticas do mundo.
Então, para resumir, antes de começar de fato a alocar dinheiro em criptoativos, é importante se informar sobre como esse mercado opera.
2. Abrir uma conta em uma exchange
Agora que você decidiu de fato investir em criptomoedas, o processo de como investir muda um pouco de uma exchange para outra. Então, para continuar com nosso guia de como investir em criptomoedas iniciantes, vamos dar uma olhada no processo de cadastro em duas exchanges.
Binance
A Binance é a maior exchange do mundo e permite a compra direta de criptoativos em real ou em outras moedas, e o primeiro passo para fazer isso é o cadastro:
1. Visite o site oficial: O primeiro passo é acessar o site oficial da Binance e clicar em “Registrar” no canto da tela.
2. Preencha os dados: A Binance irá pedir alguns dados básicos para criar uma conta, como nome de usuário, e-mail e senha. A plataforma também oferece a opção de cadastrar usando sua conta do Google ou Apple, e isso pode ser feito pelo site ou aplicativo. Além disso, você pode usar o ID de identificação Binance para garantir um bônus de cadastro.
3. Verifique sua identidade: Por questões de segurança, a Binance solicita que você faça uma verificação de identidade e endereço. O processo pode levar alguns dias, e é preciso enviar um documento de identificação antes de fazer um depósito.
Mercado Bitcoin
No Brasil, o Mercado Bitcoin é a maior exchange de criptomoedas e se concentra principalmente em usuários iniciantes, oferecendo o que a gente chama de mercado de balcão, onde você pode fazer a compra de criptomoedas pagando em real e também investir em fundos de investimento atrelados em cripto.
1. Site oficial: O primeiro passo é visitar o site oficial do MB, e clicar em em “Criar conta” no canto da tela.
2. Cadastro: A próxima tela irá pedir informações básicas para criar a conta, como nome completo, CPF e data de nascimento. Depois disso, você também vai receber um e-mail de confirmação para validar a conta.
3. Verificação de identidade: Assim como a Binance, o mercado Bitcoin também solicita uma verificação de identidade através da selfie ou envio de documento com foto. Você não precisa fazer esse processo pra depositar até R$ 50 mil, mas ele é obrigatório para saques.
3. Como depositar dinheiro na conta
Depois que você criou e verificou sua conta dentro de uma exchange, você precisa fazer um depósito em moeda fiduciária, que no nosso caso é a Real Brasileiro, para fazer a compra de criptomoedas. Os métodos de pagamento que você pode usar variam de uma exchange a outra e abaixo colocamos o passo a passo novamente para as duas exchanges que a gente mencionou.
Binance
Na Binance, você pode depositar Real Brasileiro através de transferência bancária TED, PIX ou com cartões de crédito. Na Binance, você pode comprar cripto e pagar diretamente via PIX ou cartão de crédito e pagar em reais, sem depositar reais na sua conta, ou então fazer um depósito em reais, e converter depois.
Para mais informações sobre a compra direta, consulte nosso guia de como comprar USDT na Binance. Para depositar em reais, os passos são os seguintes:
1. Faça login: Faça login em sua conta e clique no botão “Depositar” na barra superior.
2. Moeda e método: Na página de depósito, você precisa escolher BRL como moeda e clicar no menu para abrir as opções de depósito. Os valores de conversão mudam de acordo com o método que você escolher.
4. Siga as instruções: Se você escolheu TED, faça o depósito usando seu banco. Se for pagar por PIX, a Binance vai gerar um QR code para fazer o pagamento e ele vai cair na conta em alguns minutos.
Na Binance, você tem ainda a opção de comprar através do mercado P2P, onde você faz a compra direta de criptomoedas direto de um vendedor local, e não da Binance em si.
Mercado Bitcoin
No MB, você também pode depositar por TED ou PIX. O processo é bastante parecido, e a plataforma não cobra nenhuma taxa de depósito:
1. Faça login: Faça login em sua conta clique no menu “Depositar”.
2. Escolha o método: Junto com o valor que você quer depositar, você vai escolher se quer finalizar a transação via PIX ou transferência bancária.
4. Siga as instruções: Agora é só finalizar a transferência em seu banco, e o depósito vai aparecer na aba Saldo.
4. Como comprar criptomoedas
Depois de ter cadastrado e carregado sua conta, você vai precisar de fato comprar alguma criptomoeda com esse saldo. Novamente, abaixo colocamos o passo a passo de como isso utilizando duas exchanges:
Binance
1. Faça login: Faça login em sua conta da Binance.
2. Selecione a moeda: Na barra superior, selecione a opção Compre Cripto e em seguida escolha a criptomoeda que deseja converter, como mostrado abaixo:
3. Confirme a transação: Agora é só confirmar a transação com seu saldo em reais e elas serão convertidas para a cripto que você escolhe.
Mercado Bitcoin
1. Faça login: Faça login em sua conta do MercadoBitcoin.
2. Selecione a moeda: Na aba Comprar, selecione a opção Negociação Rápida criptomoeda que deseja adquirir e clique em Negociar para abrir o menu de compra, como mostrado abaixo:
3. Confirme a transação: Verifique o valor final que você vai receber em cripto, e confirme a operação.
De forma geral, tanto o Mercado Bitcoin quanto o Binance são ótimas escolhas para quem está começando a investir em criptomoedas. Por um lado, a Binance tem uma variedade muito maior de tokens e ferramentas mais avançadas de investimento, enquanto o mercado Bitcoin se concentra mais no mercado de balcão e em usuários mais iniciantes, com uma interface muito simples para quem está começando a investir.
A escolha de qual plataforma usar é muito individual, mas ambas são bastante seguras e operam no Brasil de forma legal.
O que você precisa saber antes de investir em criptomoedas?
Aprender como investir em criptomoedas iniciantes é muito dinâmico e ativo, e justamente por isso ele vem com alguns desafios um pouco mais complexos que é importante entender antes de começar a investir nesse mercado. Abaixo colocamos alguns desses aspectos mais complicados de como investir em criptomoedas e algumas dicas de segurança:
Volatilidade das criptomoedas
A volatilidade é o principal ponto de destaque e a característica mais marcante do mercado cripto. De forma simples, as moedas digitais passam por flutuações de preços muito significativas em períodos muito curtos e isso pode gerar tanto ganhos quanto perdas muito consideráveis.
O mercado cripto ainda é bastante especulativo e muito afetado por decisões políticas e eventos econômicos. Um exemplo recente ocorreu após a eleição nos Estados Unidos, que levou o Bitcoin a ultrapassar sua máxima histórica, principalmente porque o candidato vencedor, Donald Trump, tinha uma proposta de campanha mais favorável para as criptomoedas.
Para gerenciar esse risco de volatilidade, a principal dica é ter um portfólio diversificado e não colocar todo o seu investimento em cripto em uma única criptomoeda. Além disso, é importante começar devagar com investimentos mais simples antes de se arriscar em mercados de alavancagem e outros mercados com produtos mais complexos.
Algumas plataformas também têm opções nativas de portfólio gerenciado, onde a própria plataforma faz a distribuição do seu investimento dentro dos principais ativos do mercado com uma maneira de controlar o risco.
Outro exemplo é no Mercado Bitcoin, onde existem fundos de investimento lastreados em cripto, alguns deles até de renda fixa. Esses fundos tem retornos que, embora sejam fixos, são muitos além de retornos de investimentos mais tradicionais, como poupança e os CDIs.
Armazenamento de criptomoedas
Outro ponto de risco relacionado às criptomoedas é o armazenamento em si. As criptomoedas podem ser armazenadas em carteiras online ou em carteiras de hardware cada uma delas com vantagens e desvantagens. Para quem tá começando a investir em criptomoedas, a recomendação é usar uma carteira digital e colocamos abaixo dois exemplos:
- MetaMask: A Metamask é uma carteira de criptomoedas que funciona direto no navegador ou através de um aplicativo para celular. Você basicamente faz um cadastro e controla a sua carteira por uma série de palavras que são sua chave de acesso. A única desvantagem de uma carteira desse tipo é que ela fica vulnerável ao dispositivo, então é muito importante ter um computador ou celular bastante seguro se você for usar uma carteira desse tipo.
- Carteira da exchange Binance: A carteira da Binance é uma carteira também quente, ou seja, conectada à internet, vinculada diretamente à Binance. A principal vantagem é a facilidade de uso, porque ela fica integrada direto na exchange, então você pode fazer operações de compra e venda direto na plataforma, sem, de fato, manusear a carteira. E a desvantagem é que ela acaba sendo uma carteira centralizada, ou seja, o controle dessa carteira não fica somente à carga do usuário, mas ela fica atrelada obrigatoriamente à exchange.
Golpes e cuidados de segurança
Por ser um mercado que ainda tem pouca regulamentação, o mercado cripto é um campo fértil para golpes e fraudes. Infelizmente, existem muitas pessoas que tentam tirar vantagem dessa falta de regulamentação para aplicar golpes e fraudes. Nesse sentido, como parte de como investir em criptomoedas iniciantes, é importante seguir algumas dicas práticas de segurança:
- Verificação de fontes: Antes de começar a investir em uma plataforma, sempre verifique as opiniões de outros usuários sobre a plataforma e desconfie de retornos muito significativos em produtos de investimento.
- Escolha das plataformas: A principal dica aqui é sempre usar exchanges já conhecidas no mercado e soluções de carteira com boa reputação. Existem muitas exchanges de criptomoedas no mundo, mas nem todas elas são confiáveis, então é sempre importante pesquisar e escolher uma plataforma segura para armazenar suas criptomoedas.
- Medidas de segurança: Sempre utilize todas as medidas de segurança dentro de exchanges ou carteiras de criptomoedas, como autenticação de 2 fatores, confirmação de transações por e-mail, e mantenha seus dispositivos, seja ele computador ou celular, sempre seguros.
- Cuidados com e-mails e links suspeitos: O phishing é uma tática muito comum, utilizada para roubar informações pessoais, que pode acabar dando acesso à sua carteira ou conta em uma exchange para um hacker. Então, nunca clique em links suspeitos ou compartilhe informações pessoais em formulários, ou e-mails não verificados.
Considerações finais
Para concluir, investir em criptomoedas é uma ótima oportunidade para diversificar uma carteira de investimentos e buscar retornos potencialmente altos, em função da volatilidade e do aumento da popularidade do mundo cripto que a gente tem visto nos últimos anos.
Nesse guia, a gente revisou como investir em criptomoedas iniciantes, em plataformas de renome e de forma segura. É muito importante lembrar que, apesar do potencial de ganho elevado, o mercado cripto é bastante volátil e, como qualquer outro investimento financeiro, ele precisa de cautela e informação para ser feito da forma correta. Sempre faça sua própria pesquisa, verifique as informações e opiniões de outros usuários e tenha uma gestão de limites e riscos em mente ao continuar investindo em criptomoedas.