A MetaMask é uma carteira digital de criptomoedas que facilita o gerenciamento, envio e recebimento de criptomoedas através de uma interface que é acessível tanto no computador quanto no celular. Nossa ideia hoje é responder a pergunta MetaMask o que é, explorar mais a fundo todos os detalhes de como essa carteira funciona.
O que é a carteira de criptomoedas MetaMask?
A MetaMask é uma carteira de criptomoedas que funciona no formato de uma extensão de um navegador ou aplicativo para celular para facilitar transações envolvendo criptomoedas de diversas blockchains. A empresa foi fundada em 2016 pela ConsenSys, que é uma empresa que desenvolve várias ferramentas de software em blockchain e foi fundada por Joseph Lubin, que foi também um dos cofundadores do Ethereum.
Como funciona a MetaMask
De maneira simples, a carteira permite que usuários façam armazenamento de criptomoedas, além de transações dentro da rede e algumas operações mais avançadas que a gente vai descrever nas próximas sessões.
Na prática, uma carteira como a MetaMask funciona como uma ponte entre o usuário final e as redes de blockchain. Uma carteira quente, como é o caso da MetaMask, permite que você faça transações na blockchain sem ter um nó sem rodar um nó completo de uma blockchain específica. Ao usar o aplicativo de terceiro, você basicamente tem acesso a uma interface que facilita o armazenamento e as transações envolvendo as criptomoedas e essa carteira é identificada por uma chave privada, que consiste em um conjunto de 12 palavras que identificam a sua carteira.
A principal função e a proposta inicial mais básica da MetaMask é justamente o armazenamento de criptomoedas. Após criar uma conta, você tem acesso a uma carteira individual que você pode conectar a diversas blockchains para armazenar e fazer envio e recebimento de criptomoedas.
No momento, a MetaMask trabalha com a blockchain Ethereum, tanto de camada 1 quanto de camada 2, e conta com diversos tipos de redes, como Arbitrum, Aurora, Avalanche, Celo, Phantom e outras. Depois de criar uma carteira, que nesse exemplo usamos através do computador, você tem acesso a um painel chamado de MetaMask Portfolio, onde você pode fazer operações de troca de um ativo para outro e envio para outros usuários, além de uma plataforma nativa de staking.
Como começar com a MetaMask
Depois de entender o que é Metamask, a gente vai entrar em detalhes de como, de fato, criar uma carteira da MetaMask. Como a gente descreveu antes, a carteira tem suporte para diversos tipos de dispositivos, e o processo geral é o seguinte:
- Download: O primeiro passo é visitar o site da MetaMask e baixar a extensão para o navegador ou para o celular.
- Criar nova carteira: Depois da instalação, você vai receber um prompt para fazer um cadastro de uma carteira nova e vai gerar uma senha.
- Frase de recuperação: No final da criação da carteira, você vai ver uma frase de recuperação, ou frase semente, que é uma frase de 12 palavras que serve para recuperar a sua conta caso você perca o dispositivo. É muito importante armazenar esse código em um local seguro.
- Confirmação da frase semente :Antes de liberar o acesso, a MetaMask vai pedir para você confirmar essa frase na ordem correta e a carteira vai estar pronta para uso.
Como usar a MetaMask no computador (Chrome)
Agora entrando em um exemplo um pouco mais específico de o que é Metamask, a gente vai mostrar como começar a usar a carteira no computador. Nesse exemplo, eu estou usando o MetaMask como uma extensão do Chrome e ela fica disponível como uma extensão direto no navegador. Aqui vai o passo a passo:
- Visite o site oficial: Primeiro, visite o site da MetaMask e clique em e clique em Get MetaMask para iniciar o processo de download.
- Clique em Install MetaMask: Depois disso, você vai ser enviado para um site da Chrome Web Store, onde você pode fazer a instalação.
- Configuração da carteira: Agora é só seguir os passos que a gente mencionou antes para fazer o cadastro de sua primeira carteira, salvar a senha de recuperação e começar a usar a carteira.
Como usar a MetaMask no smartphone
No celular, o processo é muito parecido. Em vez de usar no navegador, você vai fazer o download de um aplicativo para o seu smartphone. Nesse exemplo, a gente vai usar um iPhone para fazer o download da MetaMask pela App Store.
- App Store: Abra a App Store e procure por MetaMask. Faça uma busca na barra de navegação por MetaMask e clique em Download.
- Finalize a instalação: Abra o aplicativo e você vai começar o processo de cadastro de carteira que mencionamos antes.
- Use a carteira: Agora, as funcionalidades da MetaMask são muito parecidas com as que você teria no aplicativo desktop.
Os processos de instalação, tanto no computador quanto no celular, são bastante simples, já que o foco da carteira é justamente ser uma plataforma intuitiva para o usuário final. A plataforma tem todos os recursos mais avançados, como comprovações de rede e links para os registros na blockchain, que podem ser relevantes para usuários um pouco mais avançados, mas mesmo para um usuário iniciante, dá para começar a usar a MetaMask de forma bastante simples e com segurança.
Como enviar e receber criptomoedas na MetaMask
O processo de envio e recebimento da MetaMask é bastante direto e é muito parecido, seja na extensão do Chrome ou no celular. Nesse exemplo, vamos usar a versão do Chrome, mas as etapas são as mesmas no celular.
Como enviar criptomoedas
- Abra a carteira: Primeiro, abra a carteira e confirme o login com a sua senha.
- Clique em Enviar: Após clicar em Enviar, você vai ver um campo onde você pode digitar o endereço público para qual você deseja enviar suas criptos.
- Digite o endereço de destino: Digite o endereço nesse campo e clique em Continuar.
- Confirme o valor: Confirme o valor que deseja enviar. Depois é só clicar em Enviar para confirmar a transação. E depois de passar por algumas validações de rede
Como receber criptomoedas
- Abra a carteira: Assim como no processo de envio, abra a carteira e confirme o login com sua senha.
- Clique na carteira: Agora, clique no topo da tela para ver os dados da sua carteira.
- Copie o endereço: O endereço do seu destinatário será gerado automaticamente. Você pode clicar em Copiar para salvar esse código na área de transferência do seu computador ou celular.
- Compartilhe o endereço: Você pode compartilhar esse endereço com quem quiser enviar criptomoedas para você ou informar na exchange onde você está fazendo a compra.
- Confirme a transação: A MetaMask só vai confirmar a chegada das criptomoedas depois de passar por algumas validações da rede. Depois disso, as moedas vão aparecer na sua carteira.
Metamask: o que é e como protege suas transações?
Uma das perguntas mais comuns é duvidar se o uso da MetaMask é seguro. De forma geral, sim. A MetaMask é uma empresa muito sólida e com muita experiência, além de ter um código totalmente auditado e aberto para apoiar o desenvolvimento de aplicações que se integram com a MetaMask, como a gente citou antes.
No entanto, vale notar que a MetaMask é uma carteira 100% online. Ou seja, ela está sujeita a ataques como phishing e malware no seu computador. Por ser uma carteira de custódia online, ou seja, uma carteira que só funciona quando você está conectado à internet, a única barreira de proteção da sua carteira é a senha e a sua chave de segurança de 12 palavras que você cria quando cria uma carteira pela primeira vez.
A vantagem disso é que a facilidade de uso é muito mais simples em relação a uma carteira física de hardware, mas coloca as responsabilidades da segurança nas mãos do usuário final. Então, novamente, a MetaMask é uma carteira muito segura, mas é extremamente importante manter as suas chaves privadas em segurança caso você tenha algum problema com o seu dispositivo. Se você perder o acesso ao seu dispositivo, a única maneira de recuperar os ativos é tendo essa chave de 12 palavras em mãos. Vale notar que o suporte da MetaMask não consegue, de forma alguma, auxiliar na recuperação dos fundos sem essa chamada frase-semente.
Recursos de segurança
Também vale mencionar que o site da MetaMask oferece alguns recursos de segurança com dicas de como manter suas chaves privadas e algumas dicas para dispositivos específicos, ou seja, dicas de segurança para computadores, para celulares e diferentes sistemas operacionais. Certamente vale a pena dar uma olhada nessas dicas, porque no fim das contas, a segurança de uma carteira de auto custódia fica a critério do usuário, então é muito importante ter um dispositivo bem protegido.
Outros recursos da MetaMask
Além do armazenamento e transações com criptomoedas, a MetaMask tem alguns outros recursos que vale a pena explorar para responder à pergunta de o que é Metamask.
Suporte a NFTs
A MetaMask também tem suporte para NFTs. Dentro do painel da plataforma, você pode fazer o mint de diversos NFTs, além de enviar NFTs para a rede e fazer negociação de NFTs de forma geral. Na imagem abaixo, colocamos alguns exemplos de NFTs disponíveis na interface da MetaMask Portfolio.
Integrações
A MetaMask é uma das carteiras de criptomoedas mais utilizadas do mundo e ela possui uma integração através de Dapps com muitas ferramentas externas. A baixo, colocamos alguns exemplos de serviços que podem ser conectados de forma direta com uma carteira da MetaMask e eles incluem serviços muito variados, desde botes de negociação, até serviços de informação e a melhor VPN.
Mercado de jogos
Através de uma parceria com a Hyperplay, você também pode jogar vários jogos de criptomoedas com a carteira da MetaMask. De maneira prática, os recursos em cripto servem para comprar itens e outros serviços dentro dos jogos. E esse movimento de jogos nft gratuitos para ganhar dinheiro tem crescido cada vez mais. Então, existe a possibilidade de integrar uma carteira MetaMask para usar dentro desses jogos de cripto.
Compra de criptomoedas
O MetaMask Portfolio também tem uma integração direta para a compra de criptomoedas usando o método de pagamento local. Abaixo eu vou colocar um exemplo de como esse serviço funciona simulando uma compra de Ethereum através do PIX.
Basicamente, você escolhe o país e a moeda que deseja comprar, para qual carteira, e a MetaMask vai te mostrar algumas plataformas de terceiros. Que permitem a compra usando o método de pagamento local. Dessa forma, você pode como comprar bitcoin sem corretora. Então, no caso do pagamento com o PIX, existiam três opções com valores diferentes para a compra de criptomoedas de forma direta para dentro da carteira.
Staking nativo
Ainda dentro do Portfolio, você tem algumas opções de staking, onde você pode alocar alguns tipos de ativos para receber recompensas. O staking funciona de forma parecida com uma conta de poupança, onde você trava uma determinada quantidade de tokens para fornecer liquidez e poder de validação na rede, e, em troca, recebe retornos no acervo, também chamado de APY.
Dentro do Portfolio, você pode alocar recursos de forma direta, como a calculadora da taxa de recompensas. No exemplo abaixo, colocamos uma simulação para fazer staking de Ethereum.
Recursos de troca
Embora a MetaMask não seja uma exchange em si, ela oferece a possibilidade de troca de motivo por outro. Onde você pode, por exemplo, converter Ethereum em Bitcoin ou em qualquer uma das outras criptomoedas suportadas pela MetaMask. No exemplo abaixo, coloquei uma simulação para converter 0,03 Ethereum em USDC, onde você pode fazer uma simulação da troca e receber diversas cotações de serviços externos diferentes. Vale notar que esse serviço não é gratuito.
Nesse exemplo da simulação, a taxa estimada era de 0,87% por serviço de troca. Mas pode ser uma boa opção para quem quer fazer a conversão de um ativo em outro sem passar por uma corretora de criptomoedas e sem fazer diversas transações de envio e recebimento para fazer a troca de um ativo por outro.
Recursos para desenvolvedores
Por ser uma carteira amplamente aceita no mercado cripto, a MetaMask também tem uma documentação para desenvolvedores, ou seja, pessoas que querem criar aplicações financeiras que precisam de uma integração com o serviço de envio de criptomoedas. A gente não vai entrar muito nos detalhes da questão mais técnica da documentação aqui, mas o site da MetaMask tem uma documentação completa para os desenvolvedores que querem desenvolver aplicativos que tenham uma integração com uma carteira de criptomoedas.
Vantagens e desvantagens da MetaMask
Assim como em qualquer carteira digital, a MetaMask tem algumas vantagens e desvantagens. Abaixo colocamos algumas delas pra continuar com nossa análise de o que é Metamask:
Vantagens
- Facilidade de uso: O uso da carteira é muito fácil e a interface é muito intuitiva, com os botões para enviar, receber e armazenar criptomoedas.
- Compatibilidade: Como mencionado, a MetaMask tem integrações com diversos aplicativos, como o Exchange e outros serviços financeiros. Então acaba facilitando bastante na hora de usar as criptomoedas em aplicativos de terceiros.
- Integração com NFTs: A carteira também tem uma integração efetiva com o mundo NFT, que ainda é um mercado bem novo e promissor.
- Baixo custo: O uso da carteira da MetaMask é 100% gratuito. A única cobrança são as próprias taxas de gas das blockchains, que existem em qualquer exchange ou carteira.
Desvantagens
- Segurança relativa: Por ser uma carteira online, a MetaMask tem uma certa vulnerabilidade de segurança, já que o usuário final é o único responsável pela sua chave privada e pela segurança dos seus criptos.
- Limitações de blockchains: A MetaMask trabalha com ativos da blockchain e Ethereum e tem suporte a algumas outras redes. Então alguns tokens de DeFi, por exemplo, podem acabar ficando fora se você estiver armazenando esse tipo de ativo. De forma geral, para a maioria das criptomoedas, é uma carteira que atende a quase todos os usuários.
- Limitações de idioma: Embora a carteira esteja disponível em português depois instalada, o site principal da MetaMask não está disponível em português. Com isso, os recursos de aprendizado e de suporte são um pouco menos acessíveis para usuários do Brasil.
Comparação da MetaMask com outras carteiras
Embora a MetaMask seja uma excelente carteira e uma das principais, uma das mais usadas do mundo, também vale a pena compará-la com outros serviços de armazenamento de criptomoedas
MetaMask vs Trust Wallet
A MetaMask funciona tanto como uma extensão do navegador, quanto como um aplicativo para celular, enquanto a TrustWallet funciona de uma forma exclusiva pelo celular. Ambas têm um suporte para muitos tipos de tokens, mas a TrustWallet tem suporte para outras blockchains além do Ethereum. No lado positivo, a MetaMask tem mais integrações com outros serviços financeiros.
MetaMask vs Uphold
A Uphold é uma exchange de criptomoedas que também oferece o serviço de carteira. A principal diferença é que a Uphold é uma carteira custodial, ou seja, as suas chaves privadas ficam sob a responsabilidade da própria Uphold, enquanto na MetaMask, o usuário final é o responsável pelas suas chaves privadas, então acaba tendo um pouco mais de controle sobre seus ativos.
MetaMask vs Trezor
A Trezor é uma carteira de hardware, ou seja, um dispositivo físico para armazenamento de criptomoedas. A principal vantagem de uma carteira física de forma geral é a segurança. O lado negativo é que a facilidade de uso pode ser comprometida, então a MetaMask fica à frente no sentido de fornecer uma interface muito mais simples para o usuário final.
Para resumir, em comparação com outros serviços, a MetaMask se compara bem com outros serviços de carteira digital, por ser uma plataforma bastante segura e simples de usar, mas vale reiterar que a segurança fica a critério do próprio usuário, por ser uma carteira não custodial.
A MetaMask vale a pena?
Para concluir, a MetaMask é uma ferramenta muito completa para quem quer fazer o armazenamento de criptomoedas e usar uma carteira que se integra de maneira muito simples com exchanges e outros serviços de criptomoedas. Nossa ideia era responder o que é a MetaMask, de forma clara, trazendo alguns exemplos de uso. E, durante a nossa revisão, ficou claro que a plataforma tem um foco muito forte na experiência do usuário, sendo uma plataforma muito simples de usar e com suporte a uma infinidade de criptomoedas.
Também dá para dizer que a MetaMask é uma plataforma bastante segura, embora seja uma carteira quente. Então, é só ter alguns cuidados com a segurança das suas chaves privadas e usar a MetaMask de forma tranquila, seja no desktop, seja no celular, como a gente descreveu nas sessões anteriores.