Argentina está aberta à adoção de criptomoedas, afirma o presidente Alberto Fernandez

O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, sugeriu que é receptivo à ideia de que as criptomoedas desempenhem um papel mais importante na economia Argentina, apesar de seu próprio ceticismo.

“Dizem que a vantagem é que o efeito inflacionário é amplamente anulado”, explicou.

A inflação é um dos temas mais sensíveis da política Argentina. Fernandez herdou a segunda economia mais “miserável” do mundo, de acordo com o Índice de Miséria Mundial, do ex-presidente e empresário Mauricio Macri. 

De acordo com os dados do próprio governo sobre inflação, US$100 no início do mandato de Macri equivalem a US$661 hoje.

O país também impõe fortes controles cambiais, o que provocou um boom no mercado negro de moeda estrangeira. Ou seja, algo muito diferente da realidade salvadorenha, onde o dólar americano tem curso legal.

Bitcoin como primeira opção da Argentina?

Fernandez, no entanto, moderou seu interesse em criptomoedas como o Bitcoin como uma proteção em potencial contra a inflação com uma boa dose de cautela.

“É um debate global, e devo confessar que é um tema [que abordo com] cautela. No meu caso, há cautela pelo quão estranho é, e porque é difícil entender como essa fortuna se materializa.”, disse ele, referindo-se a como o valor do Bitcoin aumentou ao longo dos anos. 

“Muita gente no mundo tem essas preocupações e é por isso que o projeto, ou o sistema, ainda não se expandiu [mais do que]. Mas é algo a se considerar”, disse o presidente.

Mas antes que os entusiastas do Bitcoin fiquem muito entusiasmados, as palavras do presidente argentino devemos lembrar às do banco central do país. 
No início desta semana, o presidente do banco central da Argentina, Miguel Pesce, disse acreditar que o Bitcoin “não é um ativo financeiro [real] e não gera lucratividade [duradoura]”.

LEIA MAIS: O presidente da SEC quer ‘autoridade plenária adicional’ para regular o comércio e os empréstimos de criptomoedas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Solana
icon maio 23, 2025

Solana lança novo smartphone Web3 para revolucionar cripto no seu bolso

Escrito por Thiago Barboza
XRP
icon maio 25, 2025

XRP: a surpreendente confluência de forças que agitam seu futuro

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 24, 2025

Conheça MoonPig: a nova sensação das memecoins da Solana

Escrito por Thiago Barboza