Ícone do site Criptonizando

Argentinos recorrem ao Bitcoin em meio a alta inflação

Bitcoin (BTC)

Bitcoin (BTC)

Frente à inflação implacável e à instabilidade econômica, os argentinos estão cada vez mais recorrendo ao Bitcoin como refúgio, com dados recentes indicando um aumento nas compras da criptomoeda.

Esta tendência ocorre num momento em que o Bitcoin tem experimentado uma recuperação notável nos últimos meses, atingindo máximos recordes e ultrapassando ativos tradicionais contra a inflação, como o dólar americano.

De acordo com um relatório da Bloomberg, somente na primeira semana de março, o número de compras semanais de Bitcoin na Argentina disparou para 34.700, marcando o maior volume visto no país em 20 meses. Este aumento representa mais que o dobro dos níveis observados no início de fevereiro, mostrando o crescente interesse e adoção do Bitcoin pelos argentinos.

O apelo do Bitcoin como proteção contra a inflação intensificou-se à medida que a criptomoeda testemunhou ganhos substanciais, subindo até 73% no acumulado do ano e atingindo um máximo histórico de mais de US$ 73.000. 

Esse aumento foi atribuído a vários fatores, incluindo a introdução dos primeiros Fundos Negociados em Bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista dos EUA e a antecipação em torno do próximo evento de redução pela metade agendado para abril.

A taxa de inflação da Argentina, atualmente em 276%, corroeu o valor da moeda nacional, o peso, levando os cidadãos a procurarem reservas de valor alternativas. Tradicionalmente, o dólar americano tem sido a escolha preferida dos argentinos que procuram estabilidade no meio da turbulência econômica. Contudo, o recente fortalecimento do peso, juntamente com os esforços do governo para estabilizar a moeda, diminuiu o apelo do dólar.

A administração do Presidente Javier Milei tomou medidas para enfrentar os desafios econômicos, incluindo esforços para limpar o balanço do banco central. Embora Milei tenha feito campanha com a promessa de dolarizar a economia argentina, a sua abordagem desde que assumiu o cargo centrou-se na gestão da valorização do peso, em vez da dolarização imediata. Ele também sugeriu que a dolarização total continua a ser uma perspectiva distante.

Sair da versão mobile