Ícone do site Criptonizando

“As moedas digitais parecem inevitáveis”, afirma Bank of America

bank-of-america-ripple-xrp-parceria-banco-ripplenet-fintech

A equipe de pesquisa do Bank of America (BOA) publicou um relatório global sobre criptomoedas, ativos digitais e moedas digitais do banco central (CBDCs) no início desta semana. 

O banco detalhou uma visão otimista sobre o futuro dos setores:

“As moedas digitais parecem inevitáveis. Vemos livros contábeis distribuídos e moedas digitais, como CBDCs e stablecoins, como uma evolução natural dos sistemas monetários e de pagamento atuais.

Nossa visão é que os CBDCs que alavancam a tecnologia de contabilidade distribuída têm o potencial de revolucionar os sistemas financeiros globais e podem ser o avanço tecnológico mais significativo na história do dinheiro”, descreveu a BOA.

O relatório explica que atualmente existem 114 bancos centrais explorando CBDCs, representando 58% dos países e mais de 95% do PIB global. 

De acordo com o Bank of America, “as emissões de CBDC pelos bancos centrais parecem inevitáveis ​​por três razões”. 

Em primeiro lugar, eles “podem aumentar a eficiência dos pagamentos e transferências transfronteiriços e domésticos”. 

Além disso, as CBDCs “podem diminuir o risco de os bancos centrais perderem o controle monetário” e “aumentar a inclusão financeira”.

O relatório do Bank of America acrescenta que “o setor privado é fundamental para o desenvolvimento e emissão de CBDC”, elaborando:

“Bancos centrais e governos não podem construir novos sistemas financeiros baseados apenas na tecnologia de contabilidade distribuída e indicaram que alavancarão o setor privado para impulsionar a inovação de ativos digitais. Esperamos que os beneficiários do setor privado surjam em todas as fases da implementação da CBDC.”

Por exemplo, o relatório observa que os governos podem “conceder contratos a empresas de pagamentos e consultoria em troca de expertise”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile