Ícone do site Criptonizando

Asteroide metálico vale 10 mil vezes toda economia da Terra

16-psyche-asteroide-economia-finanças-notícias-astronomia-novidades

Ilustração do 16 Psyche, asteroide de ferro e níquel. Foto: Maxar/ASU/P. Rubin/NASA/JPL-Caltech

De acordo com um novo estudo publicado no Planetary Science Journal, um asteroide de 225 quilômetros de diâmetro, com órbita no cinturão entre Marte e Júpiter, pode valer mais que toda a economia da Terra.

O asteroide 16 Psyche é formado inteiramente por ferro e níquel, que valeriam na cotação dos metais cerca de US$ 10 quintilhões, segundo o estudo publicado nesta semana.

O corpo celeste foi descoberto no século XIX, e já tem visita marcada pela NASA.

10 mil vezes o PIB mundial

16 Psyche vale mais de 10 mil vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo inteiro em 2019, que foi de US$ 87 trilhões, segundo o Banco Mundial.

O novo relatório traz detalhes inéditos sobre o gigantesco asteroide, considerado um dos maiores já catalogados no Sistema Solar.

De acordo com Tracy Becker, pesquisadora do Southwest Research Institute, é possível que o asteroide seja um resquício do núcleo de um protoplaneta.

Um protoplaneta é a condensação de matéria que constitui a fase inicial na evolução de um planeta

“A Terra tem um núcleo metálico, um manto e uma crosta. É possível que o Psyche fosse um protoplaneta em formação, que foi atingido por outro objeto no nosso Sistema Solar e perdeu seu manto e sua crosta”, explicou Tracy ao jornal O Globo.

Especialistas usaram o telescópio espacial Huble para observar em detalhes o asteroide descoberto em 1852, e observaram uma característica única do 16 Psyche: o asteroide está enferrujando.

“Nós fomos capazes de identificar pela primeira vez em um asteroide o que achamos ser sinais de absorção de ultravioleta de óxido de ferro. Isso é indicação de que a oxidação está ocorrendo no asteroide, o que pode ser resultado do impacto dos ventos solares na superfície dele”, disse a pesquisadora.

NASA já tem viagem programada

Para comprovar as observações realizadas pelo Hubble, a Nasa já se prepara para lançar uma espaçonave até o enorme asteroide.

A missão deve acontecer em 2022, com chegada no corpo celeste prevista para 2026.

A viagem para o 16 Psyche permitirá aos cientistas “uma oportunidade única de compreender o que forma um planeta e potencialmente ver como é um planeta por dentro”, afirma Tracy.

Apesar de ser avaliado em muito mais que a economia total da Terra, não há planos para minerar o gigante espacial.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile