Em uma operação internacional contra fraudes envolvendo criptomoedas, a Polícia Federal Australiana descobriu que milhares de carteiras digitais foram comprometidas no país. O golpe milionário foi revelado através da Operação Spincaster, iniciativa global de combate a crimes cibernéticos liderada pela Chainalysis.
A investigação reuniu Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Espanha, Holanda e Austrália, destacando perdas totais que ultrapassaram a marca de US$162 milhões.
“As informações coletadas colaborativamente durante a Operação Spincaster revelaram novas táticas usadas por cibercriminosos em seus esforços contínuos para fraudar australianos, e serão fundamentais em nossas investigações para identificar vítimas e combater criminosos na Austrália”, afirmou o detetive superintendente Tim Stainton.
Um dos métodos mais utilizados pelos golpistas é o “phishing”, ataque que visa enganar as vítimas, levando-as a fornecer informações confidenciais ou realizar transferências não autorizadas de tokens.
De acordo com a Scam Sniffer, 260 mil pessoas perderam US$314 milhões em golpes de phishing apenas no primeiro semestre deste ano.