O número de endereços ativos de Bitcoin (BTC) sofreu uma grande queda após o halving de abril de 2024, atingindo o nível mais baixo em três anos. A redução na atividade da rede coincide com um aumento expressivo nas taxas de transação e no congestionamento, fatores que têm sido atribuídos, em parte, à implementação de novos protocolos como o Runes e Ordinals.
Historicamente, o número de endereços ativos tem sido um indicador confiável das fases de mercado do BTC. Durante mercados de baixa anteriores, essa métrica refletiu a diminuição do engajamento dos usuários e do sentimento geral do mercado. Os dados de 2022, por exemplo, mostraram uma estagnação nos endereços ativos, alinhada aos padrões típicos de um mercado em baixa.
Embora a natureza cíclica do Bitcoin implique períodos de atividade reduzida seguidos por um renovado interesse à medida que as condições do mercado melhoram, a situação atual é diferente. Os níveis de endereços ativos não eram tão baixos desde 2019, mesmo com o preço do Bitcoin se aproximando de suas máximas históricas.