Em seu último relatório, a Grayscale Investments comparou o mercado de baixa atual com outros ciclos de mercado que marcaram a história das criptomoedas para prever quando as próximas máximas poderiam chegar.
De acordo com as descobertas da empresa, os investidores em criptomoedas podem ter que esperar cerca de oito meses pelo próximo mercado altista.
Os ciclos do mercado de criptomoedas
A Grayscale observou que, como os mercados tradicionais, as criptomoedas também passam por ciclos.
Inclusive, este que a indústria está atualmente experimentando, segundo os analistas, é “o pior mercado de baixa” de sua história.
O relatório estimou que os ciclos do mercado de criptomoedas duram em média quatro anos ou aproximadamente 1.275 dias.
A empresa observou que o preço realizado do bitcoin, a soma de todos os valores de compra divididos pelo número de BTC atualmente em circulação, poderia ser efetivamente usado para calcular o cronograma do ciclo.
Assim, a Grayscale apontou que o preço realizado do bitcoin ficou abaixo do preço de mercado em 13 de junho de 2022. Ou seja, sinalizando o início do mercado de baixa.
A melhor oportunidade de compra
A empresa ainda deduziu que o atual ciclo das criptomoedas, que começou em 2020, ainda pode se prolongar por ao menos 250 dias (cerca de oito meses) se os ciclos de mercado anteriores se repetirem.
No entanto, a empresa deu a entender que este ponto apresenta aos investidores a melhor oportunidade de compra.
O relatório também descobriu que o movimento do bitcoin na faixa de alta histórica (ATH) no ano passado foi maior do que nos ciclos anteriores.
Isso, portanto, foi atribuído ao crescimento acelerado do setor nos últimos anos, acrescentando que ficou mais fácil para investidores de varejo e institucionais investir em criptoativos, ao contrário dos ciclos de mercado anteriores.
“O ciclo de 2020 parece ter tido uma duração mais longa na faixa do ATH, com dois picos prolongados em contraste com o forte aumento e queda nos ciclos anteriores.
Isso pode ter ocorrido devido à crescente maturidade do mercado de criptomoedas que não existia em ciclos anteriores.”
As criptomoedas sempre saem mais fortes
Por fim, a Grayscale afirmou que, independentemente da gravidade de cada ciclo de mercado, a indústria de criptomoedas sempre sai mais forte no final.
A empresa acrescentou que cada queda registrada até o momento ajudou a moldar a indústria de criptomoedas.
Além disso, a mesma apontou que o ciclo atual garantirá aos usuários protocolos DeFi “testados em batalha”.
“Apesar da queda de preços, liquidações e volatilidade, a indústria de criptomoedas continua a construir e inovar, ultrapassando os limites do que é possível”, disse a empresa.
LEIA MAIS: Token que paga usuários para andar cai 56% e gera alerta