Ícone do site Criptonizando

Atualização da IOTA aumenta em 20 vezes a velocidade da rede

iota brasil evento criptomoedas dlt

A Fundação IOTA anunciou na sexta-feira (05), uma atualização do software de nó, Hornet, que aumentou significativamente a velocidade e sincronização da rede.

Após quase cinco meses de desenvolvimento, em conjunto com a comunidade da IOTA, a fundação lançou a versão 4.0 do nó leve, escrito na linguagem de programação Go.

Entre as novidades, em um teste de estresse realizado no lançamento, foram processadas 650 transações por segundo, marcando um aumento significativo de 20 vezes na velocidade, além de manter uma rede estável de mais de 150 nós.

O Hornet 4.0 também consome 10 vezes menos memória que o software de nó completo, IRI, da IOTA e as versões anteriores do software.

Com o WarpSync, a atualização permite que os nós sincronizem até 7 vezes mais rápido e solidifiquem muito mais rápido usando menos recursos no processo.

Imagem: Nova interface do Hornet. /Reprodução

“Devido à arquitetura paralela da IOTA e ao modelo de transação sem taxas, os desenvolvedores podem criar aplicativos do mundo real sem as restrições impostas pela tecnologia blockchain tradicional”, disse Luca Moser, engenheiro de software da Fundação IOTA.

A base de código do Hornet 4.0 foi reescrita principalmente com alterações que atingem todos os arquivos do repositório, com 365 alterações de arquivos e mais de 25 mil adições e 16 mil exclusões.

A nova versão é o primeiro passo na atualização para o IOTA 1.5, também conhecido como Chrysalis – um conjunto de melhorias que levarão a um aumento substancial na velocidade, desempenho e usabilidade da rede.

Com a novidade, a fundação espera uma melhora no trabalho entre as equipes, “permitindo lançar e inovar mais rapidamente do que no passado”, explicou Jakub Cech, diretor de engenharia da fundação IOTA, no blog oficial da organização sem fins lucrativos.

A criptomoeda da IOTA (MIOTA) valorizou 60% em 2020, já tendo sofrido um período de alta em janeiro, seguida de queda no mês de fevereiro, com o hack milionário de sua carteira Trinity.

A moeda agora tenta se recuperar, e está cotada em US$0,24 neste sábado (06).

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile