Peter Schiff, economista e entusiasta do ouro, fez recentemente comentários sobre o Bitcoin e os ETFs da criptomoeda aprovados nos Estados Unidos. Segundo Schiff, uma nova bolha está se formando, e um aumento do ouro poderia causar o estouro dessa bolha.
Peter Schiff vem criticando o bitcoin há cerca de uma década. Naturalmente, seus comentários são seguidos por piadas, visto que Schiff vem errando os movimentos do bitcoin há vários anos, enquanto o ouro vem tendo um desempenho ruim na última década.
Segundo o economista, o ETFs de Bitcoin estão sendo alimentados principalmente com fluxos de dinheiro vindos de ETFs de ouro:
“É evidente que as ações de ouro são uma importante fonte de fundos que alimentam os fluxos para os novos ETFs de bitcoin. Uma recuperação do ouro deverá estourar a bolha.”
Este movimento, segundo Schiff, está posicionando o bitcoin como um concorrente direto do ouro, e que este movimento pode se inverter, provocando um colapso do ativo digital:
“A explicação mais provável para a fraqueza das ações de ouro é que os investidores os estão vendendo para comprar ETFs de bitcoin. Isso significa que o bitcoin basicamente se tornou uma aposta contra o ouro. Então, quando o ouro inevitavelmente estourar, o dinheiro para comprar ações de ouro virá dos ETFs de bitcoin.”
O economista segue afirmando que o bitcoin não possui valor, como é o caso do ouro. Esta afirmação é certamente questionável, dado às aplicações financeiras e tecnologias do principal ativo digital:
“Normalmente, quando uma bolha de ativos se desenvolve, há pelo menos algum valor subjacente num ativo sobrevalorizado. Mas com o bitcoin, não há valor algum. Efetivamente, trata-se de uma bolha de ativos sem um ativo real. A bolha definitiva. Talvez seja por isso que cresceu tanto e durou tanto.”
Marc van der Chijs ironizou as falas de Schiff, afirmando que o mundo mudou, e que o bitcoin está caminhando para destronar o ouro como reserva de valor internacional:
“É meio triste ver tweets públicos de velhos garimpeiros que não conseguem ver que o mundo mudou. Peter tem reclamado do bitcoin há mais de uma década, deve ser doloroso para ele ser provado que ele está errado repetidas vezes.”