Ícone do site Criptonizando

Aztec, projeto para levar privacidade à Ethereum, arrecada US$ 17 milhões

Vitalik Buterin chama XRP de "shitcoin" após fala da Ripple sobre ETH e BTC

A rede Ethereum, apesar da popularidade para cunhagem de tokens, NFTs e execução de smart contracts e aplicações descentralizadas, ainda carece de mais privacidade em sua layer principal.

Um projeto chamado Aztec está trabalhando para mudar isso. Na quinta-feira, a equipe de desenvolvimento anunciou que arrecadou US$ 17 milhões para expandir o que descreve como “privacidade programável” para o Ethereum.

Quando foi lançado em 2019, o Aztec introduziu uma nova camada no topo da blockchain Ethereum capaz de registrar transações anonimamente usando provas de conhecimento zero – um termo que descreve a criptografia capaz de provar que algo é verdadeiro sem que alguém precise revelar todos os dados. 

Desde o seu lançamento, a Aztec oferece seus recursos de privacidade por meio de um produto chamado zk.money, que fornece transações anônimas no Ethereum, mas opera como uma rede isolada. 

Na quinta-feira, no entanto, a Aztec anunciou que está desenvolvendo um conjunto de ferramentas, apelidado de Aztec Connect, para permitir que os desenvolvedores adicionem seu recurso de privacidade a uma ampla variedade de protocolos usando uma ponte de software.

“Ele permite que os usuários acessem confidencialmente serviços DeFi […] com economia de custos de até 100x, ao mesmo tempo em que fortalece as garantias de privacidade existentes da Aztec.

No lançamento, o Aztec Connect estende os recursos do zk.money, adicionando funcionalidade da lista de permissões de blue-chip selecionado Parceiros DeFi “, afirmou a empresa em um blog.

Em uma entrevista à Decrypt, o co-fundador do Aztec, Joe Andrews, disse que isso significa que os desenvolvedores serão capazes de conectar sua ferramenta de privacidade a qualquer protocolo baseado em Ethereum. 

Ele acrescentou que o serviço foi projetado para não ter permissão e, eventualmente, será encontrado em uma variedade de plataformas financeiras descentralizadas populares, como Uniswap, e em carteiras como MetaMask e Rainbow.

A Aztec já fechou uma parceria com a Element, um serviço de empréstimo DeFi, e afirmou que mais parcerias desse tipo estão em andamento. O projeto também está lançando um programa de concessão que financiará desenvolvedores com foco na privacidade que usam a linguagem de programação Solidity Ethereum.

Privacidade x escalabilidade

A Aztec não está apenas divulgando as vantagens de privacidade do protocolo, mas também sua capacidade – como outros protocolos da Camada 2 – de reduzir as taxas de gás em 80-90% para transações em sua rede em comparação com aquelas liquidadas diretamente na rede principal da Ethereum.

Embora os recursos de privacidade do Aztec tenham recebido elogios, inclusive do fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, eles também podem atrair a atenção de reguladores que há muito expressam preocupação com transações anônimas.

Andrews afirmou que não está particularmente preocupado com a regulamentação, observando que as provas de conhecimento zero também podem servir para atestar que alguém não é um golpista. Ele prevê que os reguladores preocupados com a lavagem de dinheiro provavelmente mudarão seu foco para os fornecedores de carteiras, em vez de protocolos como o Aztec.

Leia mais: “Há mais trabalho a fazer”, afirmou último post de Satoshi Nakamoto há 11 anos

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile