Ícone do site Criptonizando

Banco Capitual fala sobre problema de saques na Binance

O banco Capitual se pronunciou sobre o problema de retiradas na Binance, situação registrada nesta última sexta-feira (16). O parceiro de saques e depósitos da exchange no Brasil preocupou os investidores que não conseguiam realizar retirada em reais pela empresa.

A Binance não forneceu detalhes sobre ocorrido, somente dizendo que estava em manutenção. Porém, foi evidente que as transferências bancárias da exchange foram paralisadas.

A corretora de criptomoedas, em nota para um portal de notícias brasileiro, informou que está em processo de troca da Capitual, seu parceiro atual de pagamentos para outra instituição.

Provavelmente, a próxima parceira será a empresa Sim;paul, ela possui autorização da CVM e do Banco Central do Brasil, mas ainda não foi realizada sua incorporação pela Binance.

“A exchange destaca que vai promover uma transição suave nas próximas semanas e que está tomando todas as medidas necessárias, incluindo legais relacionadas à Capitual, para assegurar que os usuários não sejam afetados negativamente pela mudança.”

O Banco Capitual possui atividades em 48 países, e no ano passado, julho de 2021, pediu autorização para atuação no Brasil junto ao Bacen. Por oferecer tanto serviços tradicionais, quanto com criptomoedas, a instituição se considera o primeiro banco híbrido brasileiro.

Sua parceria com a Binance já dura alguns anos, até por isso, a rescisão anunciada pegou o mercado brasileiro de surpresa.

No anúncio desta sexta-feira (16), a plataforma informou que vai trocar seu atual parceiro de pagamentos no Brasil para oferecer uma solução melhor para seus clientes

Banco Capitual e os problemas de saque

O banco segue seu trabalho normalmente com suas outras parcerias, as exchanges KuCoin e Huobi. Porém, em nota, diz que aguarda a resolução para a volta dos saques da Binance.

Nos últimos 45 dias, sua plataforma foi adequada a uma determinação do Banco Central, que entrou em vigor no dia 16 de junho de 2022.

O Capitual informa que os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente. Atendendo a uma determinação do Banco Central, o Capitual trabalhou nos últimos 45 dias em uma adequação de sua plataforma tecnológica para reforçar controles e maior segurança nas operações envolvendo criptomoedas. Essa adequação entrou em vigor no último dia 16/6.

As exchanges parceiras KuCoin e Huobi adequaram seus sistemas às modificações ocorridas na plataforma do Capitual e os serviços prestados a seus usuários em transações com reais acontecem regularmente. No caso da Binance, o Capitual aguarda informações sobre essa adequação.

O Capitual pauta sua atuação pelo cumprimento da legislação e requisições dos órgãos reguladores e está comprometido com as medidas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento de atividades ilícitas no mercado de criptomoedas. Desta forma, entende que as exigências de órgãos regulatórios, como o Banco Central, são mandatórias para sua operação e de seus parceiros comerciais “.

A transição para a nova parceira

Devido às falhas, a Binance afirmou que vai substituir o Capitual por um provedor de pagamentos local com extensa experiência, que será anunciado em breve.

A exchange destaca que a mudança acontecerá nas próximas semanas e que está tomando todas as medidas necessárias para uma transição suave.

Esses trâmites incluem até aspectos legais relacionados à Capitual, para assegurar que os usuários não sejam afetados negativamente pela mudança. 

No momento, os saques em PIX da Binance já foram retomados, assim como todas as transações em fiat no sistema P2P.

Para compra direta de criptomoedas, a corretora informou que possui uma chave Pix e transferências bancárias disponíveis por meio de um provedor alternativo.

LEIA MAIS: Do Kwon e Terraform Labs sofrem ação coletiva nos EUA

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile