Ícone do site Criptonizando

Banco Central da Austrália inicia parcerias para criar um CBDC

Banco Central da Austrália inicia parcerias para criar um CBDC

De acordo com o comunicado emitido pelo Banco Central da Austrália (RBA), a entidade iniciou parcerias para desenvolver um CBDC, moeda digital emitida pelo Banco Central.

O RBA fará parceria com o Commonwealth Bank, National Australia Bank, a empresa de serviços financeiros Perpetual e a empresa de software ConsenSys, em um projeto para explorar o uso potencial de um CBDC.

Conforme reportou o Cryptonomist, os esforços irão produzir, até o final do ano, um PoC (Proof of Concept), para a criação de um ativo tokenziado, que será utilizado no mercado em que todas as entidades vão operar.

Esta PoC deve permitir a movimentação de fundos e outras operações, como empréstimos. O CBDC australiano contará com uma plataforma DLT que é baseada na blockchain Ethereum de forma centralizada.

“Com este projeto, pretendemos explorar as implicações de um CBDC para a eficiência, gestão de risco e inovação em transações do mercado financeiro de atacado”, declarou a governadora assistente do Banco da Reserva da Austrália, Michele Bullock.

Michele continua dizendo que “embora o caso para o uso de um CBDC nesses mercados permaneça uma questão em aberto, temos o prazer de colaborar com parceiros da indústria para explorar se há um papel futuro para um CBDC de atacado no sistema de pagamentos australiano”.

A mudança faz parte de uma reviravolta em curso para o RBA no que diz respeito à política CBDC.

O projeto será desenvolvido no final de 2020 e lançado no próximo ano, de forma a permitir todos os testes necessários para compreender o funcionamento e os reais benefícios de um sistema.

Como alternativa, o banco apontou o sucesso da Nova Plataforma de Pagamentos em tempo real e eficiente do país.

Segundo o Banco Central, as cédulas fiduciárias estarão disponíveis “enquanto os australianos quiserem continuar a usá-las”.

Este não é o primeiro banco a aderir ao projeto ConsenSys. Na semana passada a Société Générale francesa também anunciou que escolheu esta mesma empresa para criar um CBDC a ser lançado no próximo ano.

Parece que no momento a ConsenSys está bem posicionada para ser a entidade por trás da maioria dos CBDCs e que 2021 será o ano das moedas digitais do banco central, também porque parece que a China implantará seu yuan digital, com uma carteira para administrar dentro dos smartphones Huawei.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile