Ícone do site Criptonizando

Banco Central do México está se preparando para lançar uma moeda digital

Apesar de ter sido um assunto esquecido em 2021, as moedas digitais do banco central ainda estão por aí. O governo do México, por exemplo, apontou que até 2024 irá lançar seu CBDC

De acordo com o tweet  da nação centro-americana, há uma grande importância nas tecnologias financeiras emergentes. Além disso, servem para facilitar o acesso a serviços bancários para a população.

“O Banxico, Banco Central do México, informa que até 2024 terá sua própria moeda digital em circulação, considerando que essas novas tecnologias e a infraestrutura de pagamento de última geração são extremamente importantes como opções de grande valor para avançar na inclusão financeira do país ”.

É importante apontar que o México não tem uma posição favorável ao mercado de criptoativos. Semelhantemente aos demais países que querem lançar seu CBDC, o México fez repressão aos ativos digitais. 

“Os ativos virtuais não têm curso legal no México, nem são moedas no quadro jurídico atual. As instituições financeiras do país não estão autorizadas a realizar e oferecer ao público a negociação de ativos virtuais, a fim de manter uma distância saudável entre elas e o sistema financeiro”.

Stablecoins também estão no radar do governo do México

“Recentemente, houveram anúncios sobre a emissão das chamadas ‘stablecoins’. Deve-se lembrar que a legislação mexicana estabelece que em nenhum caso deve ser entendido como ativo virtual qualquer outro ativo denominado em moeda de curso legal ou em moeda estrangeira”.

Mas há quem não concorde com a opinião do governo

Ricardo Salinas Pliego, bilionario mexicano, foi questionado no Twitter sobre o CBDC de seu país. Para isso, apenas respondeu

“Bitcoin”.

Conforme observado por Pliego, o BTC é um ativo portátil e de fornecimento limitado. Sendo assim, possui características que outras moedas não possuem. 

“É um ativo de valor internacional que é negociado com enorme liquidez em nível global. O suprimento finito de Bitcoin, os 21 milhões, é a parte chave. Fiat é uma fraude”.

Ademais, o bilionário deixou uma mensagem de final de ano para os entusiastas da criptomoeda. 

“Fique longe do dinheiro fiduciário. Quer seja o dólar, o euro ou o iene – é tudo a mesma coisa. É dinheiro falso feito de mentiras de papel. Os bancos centrais estão produzindo mais do que nunca… Invista em Bitcoin!”

LEIA MAIS: Tem novidade chegando no ecossistema Shiba Inu

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile