Ícone do site Criptonizando

Banco Central dos EUA pede por regulações para stablecoins

jerome-powell-cbdc-china-fed-eua-moeda-digital-banco-central-criptomoedas-bitcoin-presidente

O Federal Reserve publicou o mais recente “Relatório de Política Monetária” na sexta-feira, categorizando a indústria de stablecoins – particularmente as stablecoins algorítmicas – como um risco de instabilidade financeira. 

Enquanto isso, a instituição expressou preocupação com a concentração de stablecoins lastreadas em moeda fiduciária no USDT da Tether e no BUSD da Binance.

Dado o rápido crescimento dos mercados de ativos digitais, o Fed destacou as “fragilidades estruturais” no setor, incorporadas pelo “colapso no valor de certas stablecoins” no relatório apresentado ao Congresso.

Embora sem nomear diretamente a stablecoin algorítmica UST, que arrastou o mercado mais amplo em maio, o Fed sugeriu o projeto como um indicador de fragilidade flutuante dentro do setor. 

No entanto, as stablecoins lastreadas em fiat – com um grau muito maior de concentração e capitalização – são mais preocupantes para o Banco Central.

Considerando que USDT, USDC e BUSD representaram a esmagadora maioria do valor de mercado de stablecoin, o Fed destacou uma falta de transparência em relação aos ativos subjacentes que os apoiam, bem como o risco fundamental envolvido que pode exacerbar a vulnerabilidade do ativo.

“Stablecoins que não são apoiados por ativos seguros e suficientemente líquidos e não estão sujeitos a padrões regulatórios apropriados criam riscos para os investidores e potencialmente para o sistema financeiro, incluindo suscetibilidade a corridas potencialmente desestabilizadoras.”

O Grupo de Trabalho do Presidente – um esforço conjunto envolvendo o Federal Reserve, a Securities and Exchange Commission e a Commodity Futures Trading Commission – anteriormente compartilhava uma preocupação semelhante, argumentando pela limitação da emissão de stablecoins para instituições depositárias seguradas. 

Ao impor um critério claro sobre quais instituições são elegíveis para emitir stablecoins, a agência acredita que tal movimento poderia mitigar o risco desse tipo de ativo.

Além disso, o Fed recomendou um conjunto claro de regulamentos sobre o uso de stablecoins para negociação de alavancagem:

“O uso crescente de stablecoins para atender aos requisitos de margem para negociação alavancada em outras criptomoedas pode amplificar a volatilidade na demanda por stablecoins e aumentar os riscos de resgate.”

As stablecoins chamaram cada vez mais a atenção de autoridades governamentais e reguladores nas últimas semanas devido ao colapso do UST da Terra. 

Após esse desastre, o comissário da SEC, Hester Peirce, expressou a urgência em termos de regular esses ativos por meio de uma abordagem de “tentativa e erro”:

“Existem diferentes opções potenciais para abordar as stablecoins, e com a experimentação, precisamos dar espaço para falhas.”

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse anteriormente que as stablecoins não são supervisionadas adequadamente nos Estados Unidos, recomendando que os legisladores devem “agir rapidamente” para estabelecer uma estrutura regulatória para o ativo.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile