Ícone do site Criptonizando

Banco Central Tailandês Adia Projeto-Piloto CBDC Para o Final de 2022

"CBDCs são uma forma muito melhor de dinheiro digital”, diz gerente do BIS

Reprodução Blockchain News

O Banco da Tailândia (BOT) revelou que vai atrasar a fase de teste de sua moeda digital (CBDC) até o final de 2022.

Tailândia adia teste de CBDC

Reportando seu adiamento, a Reuters observou que a Tailândia planeja usar a moeda digital nacional como uma opção de pagamento alternativo ao dinheiro.

Embora o banco central não tenha declarado o motivo do atraso, ele ainda pretende usar o projeto piloto para avaliar o uso de um CBDC para complementar as transações em dinheiro dentro de uma base limitada.

Em sua fase piloto haverá algumas instituições financeiras e cerca de 10.000 usuários testando a moeda digital para transações online e offline, como depósitos, retiradas e transferências de fundos.

Comentando sobre o desenvolvimento, o vice-diretor do BOT, Kasidit Tansanguan, disse que, após consultar os parceiros relevantes, trabalhará lentamente para garantia da eficiência.

 “A Tailândia ainda pode dar um passo gradual no CBDC de varejo para garantir eficiência e prudência, pois poderá se ter problemas com transferências de fundos ou pagamentos como em alguns outros países”, acrescentou.

CBDC Reduzirá a Dependência de Dinheiro

Com o mundo se tornando digital, especialmente na era do COVID, os bancos centrais em todo o mundo estão buscando reduzir sua dependência excessiva de dinheiro fiduciário.

Alguns países já começaram a usar o CBDC, enquanto outros ainda estão em fase de testes para ver como funciona. No entanto, os bancos centrais notaram que o CBDC apenas complementará o caixa e não o substituirá.

Enquanto países como Nigéria e Bahamas começaram a usar o CBDC, outros, incluindo China e Gana, já estão passando por programas piloto de implementação.

Bancos Apoiam CBDC Mas Não as Criptos

Embora os bancos centrais estejam cada vez mais aceitando a ideia de lançar uma moeda digital nacional, eles ainda expressam sua desaprovação e desconfiança em relação às criptomoedas.

Tansanguan observou que o BOT pretende usar seu CBDC para reduzir custos financeiros e não competir com criptoativos ou stablecoins.

No início deste mês, o Banco da Tailândia alertou os bancos e instituições financeiras locais a se absterem de negociar ativos digitais, acrescentando que não apoia o uso de criptomoedas como meio de troca de bens e serviços.

Em outro relatório, o banco central da Indonésia anunciou planos de lançar um CBDC para combater criptomoedas como Bitcoin e Ethereum.

Leia mais: Altair: entenda a atualização para o Ethereum 2.0

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile