Ícone do site Criptonizando

Banco da Coréia faz testes da sua CBDC em telefones Samsung Galaxy

cbdc-coreia-do-sul-bitcoin-criptomoedas-regulamentação-negociação-trade-trading-legaliza-exchnages

O Banco Central da Coréia está testando sua moeda digital (CBDC) por meio dos smartphones Galaxy da gigante multinacional sul-coreana da tecnologia Samsung Electronics.

O Banco da Coréia anunciou que faria uma licitação para selecionar seu fornecedor de tecnologia para o CBDC em maio. 

Depois de enfrentar uma competição acirrada, o contrato foi dado ao Ground X, cuja plataforma Klaytn sediará o CBDC. Ground X é uma subsidiária blockchain da gigante coreana de comunicações Kakao. 

CBDC da Coréia em fases de testes

CBDCs são moedas digitais apoiadas pelo banco central. O objetivo de um CBDC é fornecer uma alternativa digital à moeda fiduciária tradicional de um país. 

Alguns são baseados em blockchains, muitos são simplesmente “inspirados” por eles. A maioria dos países está pesquisando CBDCs agora, mais notavelmente a rival da Coréia do Sul, a China, que vem testando seu yuan digital desde abril passado . 

O piloto do Banco da Coréia, lançado em 28 de junho deste ano, busca especificamente testar os aspectos práticos dos pagamentos digitais usando telefones Galaxy. 

O projeto piloto visa verificar se é “possível realizar pagamentos por meio de telefones celulares usando a moeda digital sem disponibilidade de internet, ou enviar remessas CBDC para outros telefones celulares ou para outras contas bancárias conectadas”, disse um executivo do banco.

Testes até dezembro

A primeira fase do projeto piloto vai até dezembro e vai avaliar a adequação da tecnologia. A fase dois, que deve ocorrer de janeiro a junho do ano que vem, avaliará os aspectos práticos do Banco da Coréia em expandir suas práticas bancárias para incorporar o CBDC. 

A Samsung vem integrando criptomoedas em seu hardware de smartphone desde 2019. 

O lançamento do S10, com sua carteira de criptomoeda embutida, foi seguido em 2020 pela linha S20, que expandiu a funcionalidade blockchain integrada com o Blockchain Keystore – um recurso que permite que os usuários armazenem as chaves privadas em suas carteiras criptográficas com segurança em seus dispositivos. 

Se o projeto piloto for bem-sucedido, a Coréia do Sul será um dos primeiros países a oferecer uma alternativa CBDC a serviços como Apple Pay e Google Pay, que permitem pagamentos por telefone sem contato sem a necessidade de uma conexão com a internet.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile