Ícone do site Criptonizando

Banco pede para que clientes justifiquem motivo de saques

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

O NatWest, um banco tradicional do Reino Unido, está pedindo para que seus clientes expliquem o motivo pelo qual estão sacando seu próprio dinheiro da instituição. O banco pode pedir em alguns casos para o cliente apresentar documentos para justificar seus saques.

Um cartaz do banco, que está viralizando, afirma ainda que este procedimento é para a segurança dos clientes e da instituição.

“Querendo sacar dinheiro? Nosso objetivo principal é manter os clientes seguros e nossas filiais seguem nossos processos com cuidado para alcançar isso.

Isso incluirá fazer perguntas sobre a finalidade do seu saque em dinheiro, também podemos solicitar documentação de suporte, como uma fatura.”

Para saques acima de 2 mil libras esterlinas, o banco solicita um período de até 24 horas, o que é comum para algumas instituições financeiras. No entanto, o banco pode ainda se recusar a realizar a transação:

“Em alguns casos, podemos optar por recusar a retirada de dinheiro com base nas informações fornecidas sobre a transação”.

Essa não é a primeira vez que bancos limitam o saque de seus clientes. Mais recentemente, o bilionário Mark Mobius, um conhecido crítico do bitcoin, teve seu dinheiro retido no HSBC China. A instituição está pedindo documentos de décadas para talvez liberar o saques:

“Eles não dizem: ‘não, você não pode sacar seu dinheiro’. Mas [eles dizem] nos dê todos os registros de 20 anos de como você ganhou esse dinheiro e assim por diante”, detalhou Mobius.

Leia mais: Bilionário crítico do Bitcoin tem dinheiro retido em banco chinês

Corrida bancária

Se a maior parte dos clientes de um banco tradicional decidir realizar o saque de seus ativos, é muito provável que a instituição interrompa as retiradas. Isso ocorre pois o sistema bancário tradicional opera sobre um sistema de reservas fracionárias.

Isso significa que os bancos só mantêm uma fração dos ativos de seus clientes em reserva. Desde o início de 2023, grandes instituições financeiras, como o Silicon Valley Bank e o Credit Suisse, passaram por corridas bancárias, o que levantou alertas em toda a economia mundial.

Leia mais: Ações do Credit Suisse caem 30% em meio risco de falência

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile