Ícone do site Criptonizando

Bancos centrais se unem para criar criptomoedas; Guerra à vista?

bancos-centrais-canada-japao-criptomoedas-bitcoin-moedas-digitais-inglaterra-suíça

O Banco Central do Canadá publicou, nesta terça-feira (21), um comunicado anunciando a formação de um grupo junto aos bancos centrais do Japão, Suíça, Inglaterra, Suécia, o Banco Central Europeu e o Banco de Compensações Internacionais (BIS).

De acordo com o anúncio, o objetivo da coalizão é “compartilhar experiências ao avaliar os casos potenciais de moeda digital do banco central (CBDC) em suas jurisdições de origem“.

Sabe aquele velho ditado que diz “se não pode contra o inimigo, junte-se a ele”? Pois é, parece que os bancos centrais estão entendendo que não dá para ignorar as criptomoedas e agora estudam criar as suas próprias, em seus respectivos países.

O projeto formado por essas grandes potências é prova do movimento crescente entre as principais economias para participar da emergência da economia digital.

No entanto, embora estejam aderindo às moedas digitais, não se pode esperar que órgãos centralizados queiram, de fato, coexistir ao lado de criptomoedas descentralizadas como o Bitcoin, por exemplo, sendo mais provável uma guerra digital surgindo no horizonte.

Segundo o comunicado, o grupo avaliará os casos de uso do CBDC; opções de projeto econômico, funcional e técnico, incluindo interoperabilidade transfronteiriça; e o compartilhamento de conhecimentos sobre tecnologias emergentes.

O ex-chefe do BCE, Benoit Coeure, será um dos co-presidentes da coalizão, junto ao vice-governador do Banco da Inglaterra, Jon Cunliffe, enquanto outros membros serão escolhidos por executivos seniores dos bancos centrais e instituições financeiras participantes.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile