Ícone do site Criptonizando

Bancos dos EUA estão com prejuízo de US$ 600 bilhões

O popular macro-estrategista Lyn Alden está alertando os investidores de que o sistema bancário dos EUA está acumulando perdas não realizadas no valor de centenas de bilhões de dólares.

Em uma nova edição do boletim, Alden explica como a atual crise bancária é diferente daquela testemunhada em 2008, quando os mercados financeiro e imobiliário dos EUA desencadearam uma recessão global.

De acordo com Alden, os bancos hoje investem amplamente em títulos ou títulos do tesouro dos EUA desde 2020 e 2021, quando o governo introduziu estímulos fiscais e o Fed manteve as taxas de juros baixas. Esses títulos de renda fixa são geralmente considerados muito mais seguros do que as hipotecas subprime que os bancos detinham há quase duas décadas.

Enquanto Alden diz que os títulos do governo são “nominalmente isentos de risco” se mantidos até o vencimento, o especialista aponta para os aumentos agressivos das taxas de juros do Federal Reserve no ano passado como a causa raiz da atual crise bancária.

“O Federal Reserve elevou as taxas de juros no ritmo absoluto mais rápido em décadas (um movimento de 4,49% em um ano) e no ritmo percentual mais rápido de todos os tempos (de 0,08% para 4,57% em um ano, ou um aumento de 57 vezes).”

De acordo com Alden, o aumento histórico das taxas de juros diminuiu significativamente o valor dos títulos do tesouro mantidos pelos bancos americanos.

Os títulos do Tesouro tendem a despencar de valor quando as taxas de juros estão subindo. Títulos mais antigos que foram comprados em um momento em que as taxas de juros estão baixas agora precisam competir com novos títulos do tesouro que oferecem rendimentos mais altos devido ao aumento das taxas de juros.

Alden afirmou:

“Após um ano de rápidos aumentos nas taxas de juros, os preços desses títulos de renda fixa estão agora mais baixos do que quando os bancos os compraram.

Em outras palavras, se eles compraram uma nota do Tesouro de 10 anos quando os rendimentos eram de 1,5% e hoje são de 4%, esses títulos do Tesouro mais antigos serão descontados em termos de preço em cerca de 15 a 20% por qualquer comprador em potencial.

Devido à compra de tantos títulos quando as taxas de juros estavam baixas, que agora são fortemente descontados se fossem vendidos, os bancos têm muitas perdas não realizadas. Mais de US$ 600 bilhões em perdas não realizadas, na verdade.”

De acordo com Alden, os bancos podem arcar com essas perdas e recuperar todos os seus investimentos se mantiverem os títulos até o vencimento. 

No entanto, a atual corrida aos bancos está forçando as instituições a vender esses instrumentos com um grande desconto para atender à demanda dos depositantes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile