Ícone do site Criptonizando

Bancos modernos são esquemas de pirâmide, afirma senador

Dólar

Um senador republicano afirmou que os avanços na tecnologia estão expondo a fragilidade do sistema bancário dos EUA.

Em uma nova entrevista à CNBC, o senador da Louisiana, John Kennedy, disse que os bancos hoje não são diferentes do esquema executado pelo vigarista italiano Charles Ponzi há mais de 100 anos.

De acordo com Kennedy, os bancos só podem sobreviver com base na confiança, mas não em qualquer outra propriedade fundamental.

“Eu só sei que o mundo está diferente agora com a tecnologia e a maneira como podemos nos comunicar tão rapidamente. Os bancos existem com base na confiança. Eles são apenas, não leve a mal, esquemas Ponzi sofisticados, e funcionam quando todos confiam uns nos outros.

Você pega aquele iPhone e começa a enviar mensagens de texto e o rebanho entra em pânico, qualquer um pode ir à falência. É de tirar o fôlego”.

De fato, os bancos modernos operam em um sistema de reservas fracionárias, onde os ativos dos clientes são mantidos em dinheiro em apenas uma fração total dos depósitos. Se muitos clientes exigirem seus depósitos ao mesmo tempo, o banco pode ir à falência.

Os comentários de Kennedy foram feitos no momento em que vários bancos regionais viram os preços de suas ações despencarem na semana passada.

O PacWest Bancorp, que fornece serviços bancários empresariais e gestão de tesouraria para pequenas e médias empresas, viu o preço de suas ações cair 44% na semana passada.

O Western Alliance Bancorporation (WAL), um banco regional com sede no Arizona, também caiu muito, perdendo quase 27% do preço de suas ações no mesmo período. 

O Metropolitan Bank Holding Corp (MCB) também caiu quase 30% na semana, apesar de ter superado as expectativas de ganhos apenas algumas semanas atrás.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile