Ícone do site Criptonizando

Bandidos roubam R$ 700 mil em bitcoin com live falsa do Elon Musk no Youtube

elon musk foto

Foto: Frederic J. Brown/AFP

Em uma live falsa transmitida pelo YouTube do Elon Musk, os golpistas arrecadaram 16 bitcoin, cerca de R$760 mil, conforme reportou o Livecoins.

Os golpistas usam constantemente o nome e imagem de pessoas conhecidas e promete bitcoin de graça para quem está assistindo.

O golpe da live falsa acontece com a promoção de que você receberá o dobro de bitcoins que enviar para uma determinada carteira.

Contudo, o bitcoin que você envia para a carteira nunca mais é recuperado. Apesar de ser um golpe fácil de identificar, na recente live da Space X, em que o Elon Musk aparece, os golpistas arrecadaram 16 bitcoin.

O Russo Ivan Tikhov, fundador da Bits.media, alertou sobre o golpe em uma sua página no Facebook.

Ivan explica que a live supostamente mostrava o recente lançamento da SpaceX e uma participação de Elon Musk.

Entretanto, a transmissão possuía um código QR e também um endereço para o qual você poderia enviar bitcoin, com a promessa de que, enviando a partir de 0.2 bitcoin, a pessoa receberia o dobro de volta.

“Para todos os proprietários de canais do YouTube! Tenha muito cuidado com anexos em letras. Pelo que entendi, esta série de fluxos com Bill Gates, Elon Musk, etc. É tudo através do sequestro de contas do YouTube usando trojans enviado por e-mail.

Existem muitos fluxos com acesso roubado. Por exemplo, mais de 16 BTC foram coletados disso: 1Musk1ooxNZY3hene1rjqkT3UV1KQXYC49

Os tópicos iniciais dos canais não são interessantes, o principal é que existem assinantes. Renomeie o canal, apagam vídeos antigos e assim inicie esses “fluxos”.”



Esse não é o único golpe do tipo a ser encontrado na plataforma do YouTube. O golpe da live falsa é uma atividade ilegal que está mostrando ser capaz de passar por baixo do radar dos bots e moderadores do YouTube.

A plataforma chegou a ser processada pela Ripple por uma série de golpes como esse serem praticados utilizando o nome da empresa.

Os Youtubers devem ter cuidado já que segundo Ivan, os golpistas roubam os canais de criadores de conteúdo que muitas vezes perdem todos os seus vídeos e nunca mais recupera o controle do canal.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile