Ícone do site Criptonizando

Banco Central Europeu aprofunda análise do euro digital e afirma que decisão será divulgada até meados de 2021

Banco Central Europeu começa testes do Euro Digital em outubro

Diante dos últimos desafios, o Banco Central Europeu tomou a decisão de aprofundar a análise do euro digital. A decisão se a emissão do euro digital acontecerá ou não é esperada até meados de 2021, confirmou o vice-presidente do Banco Central.

Banco Central Europeu deve decidir sobre o projeto do euro digital em alguns meses

Ocupado com o planejamento de uma “saída cautelosa” da emergência social, econômica e de saúde imposta à União Europeia pela crise da Covid-19, o BCE passou a olhar de uma maneira diferente para uma possível versão digital do euro, a moeda fiduciária da União Europeia.

O Sistema Federal de Reserva dos EUA está se preparando para apresentar protótipos do dólar digital em julho. Assim, o Diem, terá o apoio do Facebook e será indexado ao dólar. O mesmo tem previsão de lançamento para ainda este ano. Além disso, a China também já ofereceu aos seus cidadãos a solicitação de uma carteira digital de yuan.

Neste cenário, o Banco Central Europeu está agora se dedicando para examinar a fundo a opção de emitir sua própria moeda digital, revelou à imprensa o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos. 

Além disso, ele também confirmou que o Conselho de Governadores do banco decidirá até meados de 2021 se iniciará um projeto para o lançamento de um euro digital ou não. 

Em declarações, Guindos afirmou:

“O nosso foco atual é aprofundar a análise de como um euro digital deve funcionar e como deve ser para beneficiar os cidadãos europeus e a nossa economia.”

‘Não é uma opção, temos que fazer isso’

Em uma entrevista anterior, o ex-ministro da Economia da Espanha insistiu que o euro digital não é uma reação às criptomoedas. Em suas palavras, o principal motivo é que a digitalização se tornou cada vez mais relevante e a pandemia acelerou seu ritmo.

“Para nós, o euro digital não é uma opção, é algo que apenas temos de fazer. Não é conhecido em termos de potenciais implicações para a estabilidade financeira e para a política monetária. Por isso, teremos de alinhar este projeto para minimizar as potenciais consequências negativas que possa ter ”, sublinhou Luis de Guindos.

Outros problemas, cuja solução também é uma obrigação para o BCE, derivam da recuperação mais lenta da Europa em relação a pandemia. A UE está atrás do Reino Unido, Israel e Estados Unidos, onde a vacinação se acelera e as condições socioeconômicas começaram a melhorar. Assim, o vice-presidente do banco descreve a situação atual no Velho Continente como “agridoce”.

“O primeiro trimestre foi mais fraco do que esperávamos. Por outro lado, o ritmo da vacinação está ganhando impulso em toda a Europa. É uma boa notícia, porque terá um grande impacto na economia … Espero que estejamos em uma situação muito melhor no início do verão ”, previu Guindos. 

Além disso, ele acrescentou que as estimativas agora apontam para um crescimento da ordem de 4%, com base nas expectativas positivas para o segundo semestre.

Os efeitos negativos da crise da Covid-19 foram bastante diferentes nos estados-membros individuais. A queda do PIB no ano passado ficou entre 4 a 5% nos países nórdicos e 11% na Espanha. 

Outros, como a Itália, estão vendo um aumento na dívida pública. Portanto, espera-se um aumento dos empréstimos inadimplentes ainda este ano e a inflação pode ultrapassar 2%. 

Luis de Guindos indicou que o BCE pode “começar a pensar na eliminação progressiva do modo de emergência do lado da política monetária”, mas também rejeitou a ideia de corte da dívida pública e a possibilidade de aumentar as taxas de juros.

Leia mais: Sotheby’s, a maior casa de leilões do mundo, começa a aceitar Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile