Ícone do site Criptonizando

Bebê do RJ tem primeiro registro de certidão de nascimento na Blockchain

Álvaro de Medeiros Mendonça, um bebê do Rio de Janeiro é o primeiro do mundo a ter o registro oficial da certidão de nascimento na blockchain. Não é a primeira vez que um bebe é registrado na blockchain, porem a emissão do documento oficial de nascimento é inédito.

A certidão foi emitida em parceria com a plataforma blockchain da IBM e pode ser considerada uma forma de demonstração de como a tecnologia criptográfica está se infiltrando e ganhando espaço no cotidiano de nossas vidas.

Diferente de outras formas de emissão do documento, com a tecnologia blockchain a certidão pode ser emitida em até 15 minutos, o que acelera o processo que geralmente pode levar horas, além de ser uma forma mais segura de armazenamento de informação, pois está menos propício a erros humanos.

DanGisolfi, diretor de tecnologia da Trusted Identity da IBM se posicionou sobre o assunto ao site Digital Trends:

“A certidão de nascimento é um documento de identidade fundamental cuja confiança é estabelecida para documentos de identidade derivados da certidão, como uma [carteira de motorista]”

“Esse é a primeira certidão desse tipo e significa o estabelecimento de uma trilha de auditoria imutável de transações de aprovadores que leva a um atestado do governo sobre a identidade e a reputação de um indivíduo. Assim como na certidão física, a emissão de um registro digital de nascimento é uma alavanca para criar um mercado de credenciais digitais mais amplo.”

Segundo o guiadobitcoin a tecnologia blockchain está sendo cada vez mais vista para uso de registros de todos os tipos de certidões oficiais.

Além do mais, ao contrário da forma física de armazenamento, a blockchain é imutável e não está propensa da desastres ou perda. É uma grande vantagem, pois a mesma oferece transparência e segurança e não pode ser mudada, corrompida ou perdida.

“O registro de nascimento via blockchain visa reduzir o tempo de processamento de registros, melhorar a experiência de todos os envolvidos no fluxo de trabalho e aumentar a confiança no sistema de registro… O fluxo de trabalho atual é extremamente manual e atormentado pelo potencial de erros humanos durante o processo.” acrescentou Gisolfi.

O registro de Álvaro foi efetuado no dia 8 de julho, porem as informações foram divulgadas apenas recentemente.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile