Ícone do site Criptonizando

Binance desiste de comprar a FTX e exchange deve entrar em falência

Relatório indica que CEO da FTX também estava interessado em adquirir o Twitter

Um dia depois que a exchange de criptomoedas Binance anunciou sua intenção de adquirir a concorrente FTX por um valor não divulgado, a empresa desistiu do acordo.

“Nossa esperança era poder apoiar os clientes da FTX para fornecer liquidez, mas os problemas estão além de nosso controle ou capacidade de ajudar”, disse a Binance em comunicado.

Quando o CEO da Binance, Changpeng Zhao, anunciou o acordo na terça-feira, ele alertou que estaria pendente até que o processo de due diligence fosse concluído.

Em uma carta enviada aos funcionários da Binance na manhã de quarta-feira – e compartilhada no Twitter – Zhao enfatizou que o acordo ainda não havia sido finalizado. 

“Como resultado de due diligence corporativa, bem como as últimas notícias sobre fundos de clientes mal administrados e supostas investigações de agências dos EUA, decidimos que não prosseguiremos com a potencial aquisição da http://FTX.com.”

No último dia, várias empresas se distanciaram da FTX, incluindo Crypto.com, Tether, Coinbase e Genesis.

Se o acordo tivesse sido concluído, teria combinado as duas maiores exchanges de criptomoedas centralizadas do setor. 

Na quarta-feira, a Binance respondeu por US$ 49 bilhões e a FTX por US$ 4 bilhões em volume de negociação – ou cerca de um quarto de todo o volume de negociação de criptomoedas, de acordo com Coingecko.

A relação entre os dois CEOs e suas respectivas empresas começou anos atrás.

A Binance foi uma das primeiras investidoras da FTX em 2019. Mas em julho passado, a exchange estava enfrentando uma pressão crescente dos reguladores, e a FTX comprou ações da Binance. 

“Acho que existem algumas diferenças entre a forma como administramos nossos negócios”, disse Bankman-Fried na época.

Enquanto isso, Zhao disse à Forbes que a Binance desistir de seu patrimônio na FTX era parte de “um ciclo normal de investimento” que terminou amigavelmente. 

“Ainda somos amigos, mas não temos mais nenhuma equidade no relacionamento”, disse ele.

Zhao explicou no Twitter por que a Binance, depois de sair de sua posição no ano passado, decidiu liquidar os tokens FTT. Desta vez, o tom foi mais combativo.

“Nós demos apoio antes, mas não vamos fingir fazer amor depois do divórcio”, escreveu ele. 

“Não somos contra ninguém. Mas não apoiaremos pessoas que fazem lobby contra outros players do setor pelas costas.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile