A Binance divulgou um relatório que destaca o potencial da blockchain para transformar o sistema de pagamentos globais, oferecendo uma alternativa moderna e eficiente à infraestrutura bancária fragmentada que existe atualmente.
Embora, para o consumidor final, os pagamentos realizados via métodos tradicionais, como Visa ou Mastercard, pareçam ser instantâneos, a liquidação real dos fundos entre os bancos pode levar até um dia inteiro. Esse atraso é ainda maior em transações internacionais, que exigem a coordenação entre instituições financeiras de diferentes países.
Em contrapartida, a blockchain apresenta uma melhoria na velocidade das transações. Conforme observado pelo estudo da Binance, as transferências realizadas com esta tecnologia podem ser concluídas em menos de uma hora, além de serem relativamente baratas, oferecendo uma solução econômica para movimentações de dinheiro em escala global.
Dados do Banco Mundial indicam que o custo médio de envio de remessas internacionais no primeiro trimestre deste ano foi de 6,35%. Redes como a Solana têm o potencial de reduzir drasticamente esses custos, possibilitando transações por uma fração de centavo.
No entanto, apesar dessas vantagens, o relatório da exchange de criptomoedas reconhece os desafios atuais da tecnologia blockchain, principalmente no que diz respeito à escalabilidade.
Utilizando o exemplo da Visa e da Solana, temos um contraste, com a primeira processando 65.000 transações por segundo e a segunda apenas 1.000.