Na última segunda-feira (25), Frank Holmes publicou um artigo na Forbes, especulando que a adoção do Bitcoin poderia chegar a 10% até o final da década.
Holmes cita uma pesquisa recente da empresa de infraestrutura blockchain Blockware Solutions, examinando as tendências históricas de adoção de várias tecnologias revolucionárias anteriores, como automóveis, rádio, Internet, smartphones e outras.
A pesquisa revelou diferentes taxas de adoção dessas tecnologias, mas em todos os casos após atingir 10% da população, o crescimento tornou-se parabólico.
Além disso, a Blockware prevê que a adoção global do Bitcoin ultrapassará 10% da população em 2030 e, a partir de então, seu crescimento poderá se tornar parabólico, a ponto de atingir 80% da população nos próximos 20 anos.
Assim, a suposição é que após 2050, o Bitcoin passará a ser usado por quatro em cada cinco pessoas no mundo.
Todos usarão Bitcoin?
É fato que até agora o BTC nunca foi usado em larga escala como meio de pagamento.
Inclusive, o relatório da Blockware Solutions não cita o uso da criptomoeda como meio de pagamento como um passo necessário para alcançar a adoção em massa da mesma.
Entretanto, avalia a taxa de difusão entre a população, independentemente do tipo de uso real.
Eles especificam claramente que uma das características mais poderosas do Bitcoin é precisamente sua “maleabilidade ideológica”, o que o torna utilizável como um hedge inflacionário, um sistema de pagamentos digitais, um sistema de liquidação descentralizado e um ativo ao portador sem fronteiras e resistente à censura.
O valor do BTC seguirá a curva de adoção?
De acordo com este relatório, a adoção do Bitcoin atingirá a saturação mais rapidamente do que muitas das tecnologias do passado.
Isso, graças a incentivos monetários diretos para adoção e ao estado mais eficiente de disseminação de informações já alcançado na Internet.
Atualmente, os dados on-chain mostram que o Bitcoin ainda está na fase lenta da curva de adoção.
Portanto, espera-se uma aceleração inicial na década atual até 2030, seguida de uma forte aceleração até 2050.
Resumindo, os editores do relatório Blockware Solutions especificam que todos os modelos preditivos estão realmente errados, mas alguns pelo menos acabam sendo úteis.
Como tal, seu relatório não se destina a servir como uma ferramenta de negociação científica de curto prazo, mas como um guia conceitual para investidores de Bitcoin de longo prazo.
LEIA MAIS: 1 milhão de clientes do Nubank estão negociando bitcoin e ether