O Bitcoin Cash (BCH), principal hard fork do Bitcoin (BTC), ultrapassou novamente a principal criptomoeda por capitalização de mercado em transações diárias. A rede registrou cerca de 396 mil transações no dia 4 de outubro.
O bitcoin cash, que visa resolver os problemas de escalabilidade do bitcoin, segue a visão de Satoshi Nakamoto e outros grandes desenvolvedores para a rede. Por meio do bch, é possível realizar transações com baixo custo e instantâneas (0 conf tx) para pequenos valores.
Apesar de Satoshi ter projetado o Bitcoin para ter taxas baixas e ser seguro para pagamentos instantâneos no comércio do dia a dia, a rede seguiu caminhos diferentes, e busca escalar por meio de outras soluções, como em redes de terceira camada e soluções centralizadas.
Novo pico de transações
Confira os gráficos de transações diárias da rede Bitcoin e Bitcoin Cash, disponíveis no BitInfocharts.
Conforme pode ser observado, a rede Bitcoin segue com um número de transações mais ou menos constantes a vários anos. Isso ocorre pois os blocos da rede permanecem constantemente cheios, devido a grande demanda pelo protocolo e devido ao limite no tamanho do bloco.
Por outro lado, as transações no Bitcoin Cash permaneceram acima das transações de Bitcoin em dois momentos nos últimos 4 anos, em 2021 e mais recentemente.
Bitcoin Cash em 2023
O Bitcoin Cash, desde o fork em 2017, quando as duas redes se dividiram, perdeu cerca de 95% do seu valor. Conforme relatado pelo Boletim Bitcoin, é provável que Daniel Fraga tenha perdido a maior parte da sua riqueza por ter apoiado o bitcoin cash em 2017.
No entanto, o bch tem sido uma das criptomoedas com o melhor desempenho em 2023. O preço da criptomoeda praticamente triplicou desde o início do ano. Além disso, novos desenvolvimentos interessantes vem ocorrendo no ecossistema, como o lançamento da atualização Cash Tokens, que ocorreu em maio deste ano.
Além disso, o bitcoin cash foi adotado pelo projeto Cash Rain, desenvolvido pelo bilionário da tecnologia Kim Dotcom, criador do Megaupload e entusiasta da criptomoeda.