Bitcoin deixa os não investidores mais pobres, afirma publicação do BCE

Estados Unidos - Bitcoin (BTC)

Jürgen Schaaf, membro da Área de Negócios de Infraestrutura de Mercado e Pagamentos do BCE (Banco Central Europeu), fez recentemente uma publicação destacando os riscos potenciais do Bitcoin.

Schaaf alega que o Bitcoin é uma bolha especulativa, que pode trazer  “danos sociais substanciais em meio ao alto uso de energia e à facilitação de pagamentos ilícitos”.

No entanto, o executivo apontou que, mesmo que a suposta bolha do Bitcoin não estoure, o seu crescimento afeta negativamente os não detentores da criptomoeda. Isso ocorre pois “os ganhos de riqueza dos primeiros usuários ocorrerão às custas dos retardatários ou não detentores”.

Schaaf apontou:

“A riqueza e o consumo dos primeiros detentores aumentam enquanto outros ficam mais pobres, independentemente de algum dia possuírem Bitcoin.”

“Não detentores devem reconhecer que a ascensão do Bitcoin é alimentada pela redistribuição de riqueza às suas custas. Há razões convincentes para defender políticas que contenham o crescimento do Bitcoin ou até mesmo o eliminem.”

Além disso, em publicação no X, o executivo afirmou que a criptomoeda tende a influenciar democracias, uma vez que políticos favoráveis ao mercado podem apoiar o setor por conta dos primeiros adotantes da criptomoeda:

“11/ Em democracias, o Bitcoin pode influenciar eleições. Candidatos favoráveis ​​à cripto podem ganhar apoio de adotantes iniciais, influenciando resultados em favor de políticas que prejudicam não detentores.”

Bitcoin: a nova reserva de valor

De fato, Schaaf está correto em suas afirmações, ao menos parcialmente. Os retornos vindos da cotação do BTC são provenientes da entrada de mais dinheiro na rede. No entanto, a precificação de qualquer ativo financeiro também ocorre da mesma forma. 

Além disso, o Bitcoin é apenas uma tecnologia, e não há quaisquer garantias de retorno em relação ao preço. Mesmo com preço estável ou decrescente, o BTC mantém suas propriedades monetárias, que são garantidas pelas suas tecnologias.

De fato, um aumento no preço do BTC tende a beneficiar os investidores iniciais. E por fim, o Bitcoin pode influenciar eleições, como está ocorrendo nos Estados Unidos atualmente. 

No entanto, a adoção do Bitcoin decorre das suas propriedades tecnológicas e monetárias superiores, no que está se tornando a principal reserva de valor para o século XXI, papel desempenhado pelo ouro no passado.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Memecoin na rede Solana (SOL) pode ter grande valorização, afirma analista
icon outubro 17, 2024

Memecoin na rede Solana (SOL) pode ter grande valorização, afirma analista

Escrito por Sabrina Coin
MicroStrategy está trazendo mais escassez para o Bitcoin, aponta Michael Saylor
icon outubro 20, 2024

MicroStrategy está trazendo mais escassez para o Bitcoin, aponta Michael Saylor

Escrito por Sabrina Coin
Estados Unidos - Bitcoin (BTC)
icon outubro 19, 2024

Michel Saylor explica o que ocorrerá quando Apple e Google comprarem bitcoin

Escrito por João Victor