Ícone do site Criptonizando

Bitcoin é como a Internet no começo? Um olhar pela história das duas tecnologias

bitcoin internet crescimento

Experts como o cofundador da Apple, Steve Woniak, e Brian Kelly, CEO da empresa de cripto investimentos BKCM LLC, acreditam que “o Bitcoin é como a Internet no início”.

A Internet é uma das maiores revoluções da história da humanidade. No entanto, essa tecnologia nem sempre foi tão popular como é hoje em dia.

Nos anos 90, quando começaram a surgir empresas provedoras de acesso à Internet, pouquíssimas pessoas tinham um computador com modem em casa.

Na época, quem tinha acesso à rede sentia que estava fazendo algo muito legal e importante, embora o sentimento não fosse o mesmo para o público geral.

A maioria das pessoas nunca havia ouvido falar da Internet e não entendia ou se importava com essa tecnologia, acreditando que não seria algo realmente útil — sem saber que ela teria um impacto tão grande na sociedade.

Taxa de adoção: Internet x Bitcoin 

Na última quarta-feira (7), o analista Timothy Peterson compartilhou um gráfico onde mostra que o Bitcoin está realmente seguindo a taxa de crescimento da Internet.

#bticoin (since 2010) seems to be following the same growth/adoption rate that the internet did in the past 25 years (since 1994). pic.twitter.com/7z95dg2fzx

— Timothy Peterson (@nsquaredcrypto) August 7, 2019

“Desde 2010, o Bitcoin parece estar seguindo o mesmo crescimento/taxa de adoção que a Internet nos últimos 25 anos (desde 1994).”

Aos poucos, a moeda digital tem conquistado entusiastas pelo mundo, sendo comparado ao ouro como reserva de valor.

Assim como aconteceu com a Internet, muitas pessoas atualmente ainda não entendem e não buscam saber mais sobre o Bitcoin — criado há apenas uma década.

Embora possa parecer muito tempo para o ativo ainda não ter atingido a adoção em massa, mais uma vez podemos compará-lo à Internet.

A tecnologia foi criada em 1969, mas só a partir de 1992 é que começaram a surgir empresas provedoras de acesso à Internet nos EUA, e mesmo nessa época seu crescimento não foi instantâneo.

Para o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, “dizer ‘eu não gosto de criptomoedas’ é como dizer isso às companhias de Internet em 1997”, disse em um tweet.

Segundo ele, os Estados Unidos deveriam regulamentar as criptomoedas e blockchain sem sufocá-las como fez com a Internet no passado.

Bolhas 

Quem acompanha a história do Bitcoin, sabe que a moeda já passou por uma grande bolha no final de 2017.

Na época, a moeda valorizou mais de 1500%, atingindo a casa do US$ 20.000 e levando um tombo enorme em fevereiro, quando a bola estourou e deixou o ativo em US$ 6.000.

Contudo, o mesmo aconteceu com a Internet durante a bolha das pontocom, quando as pessoas começaram a comprar diversas ações de empresas relacionadas à Internet.

Todos queriam fazer parte do movimento, mas assim como qualquer bolha, essa também estourou:


Ideologia 

Ambas as tecnologias surgiram atreladas à uma forte ideologia.

Um exemplo disso é a FreeNet, que foi originalmente um sistema de computador que fornecia acesso público aos recursos digitais e informação da comunidade, incluindo as comunicações pessoais, através de modem de acesso discado.

O projeto surgiu através do Dr. Thomas M. Grundner, da Case Western Reserve University, que tinha como objetivo criar a rede como uma ferramenta para:

”Promover a democracia efetiva através da promoção de um público bem informado, muitas vezes citando Madison: “Um governo popular sem informação popular, ou meio de adquiri-la, é apenas um prólogo de uma farsa ou uma tragédia, ou talvez ambos.”

O Bitcoin, por sua vez, foi lançado em 2009 com o objetivo de funcionar como uma moeda descentralizada, sem uma instituição financeira, como um banco, para intermediar a troca de dinheiro entre duas pessoas.

Cada vez mais os governos e personalidades importantes da tecnologia estão notando a relevância do Bitcoin para a nossa sociedade, o que é outro indicador de que a criptomoeda pode se tornar tão grande quanto a grande Internet.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile