Ícone do site Criptonizando

‘Bitcoin é inadequado para substituir dinheiro’, diz ex-ministro da Grécia

‘Bitcoin é inadequado para substituir dinheiro’, diz ex-ministro da Grécia

Reprodução/ Yanis Varoufakis

O ex-ministro da Economia da Grécia, Yanis Varoufakis, comentou que o Bitcoin não deveria substituir o dinheiro, pois isso só tornará as crises financeiras mais difíceis de lidar.

Com o bitcoin substituindo o dinheiro, isso tornaria o “capitalismo mais feio, mais desagradável e mais perigoso para a humanidade”, segundo Yanis, conforme reportou o Decrypt.

Entretanto, o ex-ministro elogia apenas a tecnologia blockchain e afirma que o bitcoin é incapaz de reagir a vários problemas econômicos.

Como, por exemplo, a atual pandemia causada pelo novo coronavírus, a política monetária é codificada e não pode ser alterada facilmente.

“Considere o crash de 2008 ou a mais recente crise induzida por Covid-19 em 2020. Suponha que os bancos centrais não tenham capacidade instantânea de criar trilhões de dólares, euros, libras e ienes – e, em vez disso, tenham que confiar na maioria espontânea dos usuários do Bitcoin para concordar com um aumento maciço na oferta de dinheiro. O resultado seria um colapso de bancos e corporações em 1929”, escreveu Varoufakis em seu blog.

O fornecimento do bitcoin é limitado a 21 milhões, um limite que provavelmente não será alterado.

Até que esse limite seja atingido, o suprimento é criado a uma taxa constante que diminui após o halving do bitcoin a cada quatro anos.

A rede do bitcoin é incapaz de aumentar a oferta à vontade. O ex-ministro apontou que a propriedade do bitcoin é muito desigualmente distribuída.

As pessoas que possuem muita criptomoeda não ficarão entusiasmadas com a ideia de aumentar sua oferta, já que desvalorizarão suas próprias participações.

Sendo assim, se o bitcoin substituir o dinheiro, ele só aumentará o problema da desigualdade de riqueza durante as crises e incentivará os ricos a manter “seus aluguéis privados à custa do interesse público”, segundo Varoufakis.

Para ele, mesmo se o bitcoin substituir o dinheiro tradicional, isso não mudará muito para a  maioria das pessoas.

“Em resumo, não apenas a democratização do dinheiro via Bitcoin falhará na democratização do capitalismo, mas também dará um impulso todo-poderoso às forças da regressão”, declara o ex-ministro.

Contudo, Varoufakis comentou que embora o bitcoin possa não ser a resposta para as muitas armadilhas do capitalismo, a tecnologia blockchain pode muito bem se torna instrumento na criação de um novo tipo de estrutura financeira.

Em 2015 quando o ex-ministro das Finanças da Grécia estava no comando, o país estava em dificuldades financeiras que não conseguiu pagar 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional.

Agora, Varoufakis utiliza sua experiência como ministro para discutir se o bitcoin pode ter sucesso como substituto do dinheiro fiduciário.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile